Angra dos Reis pede ajuda ao governo do estado para combater violência

22/08/2018 22:36

A- A+

Agência Brasil

compartilhar:

Um dia após ter decretado situação de emergência na segurança pública em Angra dos Reis, o prefeito da cidade, Fernando Jordão, se reuniu hoje (22), com o secretário de Segurança do Rio de Janeiro, general Richard Nunes, para pedir apoio das forças de segurança para combater o crime organizado em Angra.

Jordão pediu ao general Richard um carro blindado para dar suporte às ações do 33° batalhão da Polícia Militar, sediado em Angra dos Reis. Segundo o prefeito, o secretário disse que vai mandar um blindado para o município e também reforço de militares, mas que será de forma gradual e não com efetivo maior como o prefeito pretendia.

De acordo com o prefeito de Angra, o general Richard Nunes disse que a secretaria tem planos de ação que serão implementados nas regiões de Angra dos Reis e Paraty, mas não deu prazo de quando as ações serão realizadas.

Crime organizado

O prefeito disse que os bairros mais prejudicados com a ação do crime organizado são, Frade, Belém, Areal, Camorim e Sapihatuba, onde, segundo ele, duas facções criminosas lutam pelo domínio dos pontos de venda de drogas na região.

No decreto, Jordão diz que a grave situação enfrentada pela cidade está cerceando o direito fundamental de ir e vir dos cidadãos, impedindo que serviços públicos essenciais sejam realizados em determinadas localidades controladas pelo tráfico. “A situação está insustentável. Não podemos aceitar isto”, avaliou. 

O prefeito explicou ainda que o município tem feito seu papel, colaborando, dentro do que é possível, com a polícia. “Compramos 20 viaturas, aderimos ao Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), que hoje conta com 46 policiais e é o maior polo do Estado, implantamos em Angra o serviço de Disque-Denúncia, dentre outras ações. Apesar de a prefeitura não ter poder de polícia, estamos usando ferramentas para ajudá-la, mas precisamos da mão da Intervenção Federal, em Angra dos Reis”.

Usinas nucleares

No decreto assinado ontem (21), Fernando Jordão disse que “a situação de insegurança pública pode afetar diretamente a efetividade do cumprimento dos Planos de Emergência Externo e Local da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, resultando como única solução responsável o requerimento de desligamento das Usinas Nucleares de Angra 1 e 2”.

O tema foi debatido no encontro com o secretário de Segurança e, de acordo com o prefeito, o  general Richard disse que as usinas vão ficar preservadas e que os planos para a região estão focados também na segurança das usinas nucleares.

Destino turístico

Angra dos Reis tem várias ilhadas frequentadas por empresários, autoridades, turistas internacionais e a mais famosa delas, a Ilha dos Porcos, do falecido cirurgião plástico Ivo Piotanguy, de renome internacional. A Baía da Ilha Grande, que pertence ao município, é cercada por 101 praias, algumas ainda inexploradas. 

Primeira Edição © 2011