Semana da Pessoa com Deficiência tem apoio

Em 21 e 26 de agosto, ações marcam a data memorável

20/08/2018 15:49

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

Entre os dias 21 e 26 de agosto, ações inclusivas marcam a Semana da Pessoa com Deficiência em Maceió. Com uma programação extensa, ofertando beleza, oficinas, rodas de conversa e atividades de lazer, a Semana da Pessoa com Deficiência tem o objetivo de colocar em debate o direito à igualdade.

Apoiada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), a primeira ação será realizada nesta terça, com uma manhã de beleza, das 8h às 12h, no Clube do Sargento. Serão ofertados cortes de cabelo, maquiagem, manicure, massoterapia e oficinas, além das apresentações culturais das bandas Afrolozzi e Ser4.

Na quarta-feira (23), a atividade será uma roda de conversa abordando assistência social, saúde e educação, das 8h às 12h, no Cine Arte Pajuçara. Entre os convidados para compor o debate estão Adriana Barros, assistente social da Semas; Irislane Oliveira, coordenadora da Associação Pestalozzi de Maceió; Claudia Valeria, coordenadora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Semed);  Silvia Campos, diretora de Educação e vice-presidente da Associação Pestalozzi; Marilda Maria da Silva, gerente de Atenção à Pessoa com Deficiência e o diretor Luiz Carlos, ambos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

No sábado (25), o Praia Acessível leva atividades esportivas e de lazer para as pessoas com deficiência, como corrida, judô e futebol de areia acessíveis, além do banho de mar assistido. O projeto, realizado pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Semelj), acontece de 7h30 às 11h30, na Praça Gerônimo Ciqueira, na Pajuçara.

Para encerrar as atividades da semana, será realizada uma caminhada na orla da Ponta Verde, com concentração às 8h em frente à barraca Kanoa e término no Totem “Eu Amo Maceió”, no domingo (26). Terão também apresentações culturais de instituições, quiosque do “Cachorro Quente do Lipe” e atividades recreativas para crianças.

A Semana da Pessoa com Deficiência é uma realização da sociedade civil, em parceria com a Semas, por meio da Diretoria de Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos. De acordo com Analina Calheiros, coordenadora dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Semas, uma oportunidade de discutir a luta da igualdade das pessoas com deficiência e a garantia dos direitos.

“A Semas não poderia ficar de fora dessa comemoração e, mais uma vez, está fazendo seu papel pela garantia de direitos das pessoas com deficiência e trazendo a visibilidade desta semana que é tão importante e que mostra o potencial deles como eles realmente são”, disse a coordenadora.

A Semana da Pessoa com Deficiência terá participação do Salão Fique Chique, Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE), Associação de Cegos de Alagoas (ACAL) e Associação dos Hemofílicos, entre outras entidades.

Primeira Edição © 2011