Mattis reafirma compromisso a longo prazo dos EUA com América do Sul

14/08/2018 18:57

A- A+

EFE

compartilhar:

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, reafirmou nesta terça-feira em discurso aos cadetes da Escola Superior de Guerra (ESG) a boa relação existente entre ambos países e recalcou o compromisso a "longo prazo" de Washington com a região.

"Os Estados Unidos estão pensando na América do Sul a longo prazo, consciente que o sucesso e a segurança das futuras gerações depende de quão bem consigamos construir uma relação de confiança com nossos parceiros do hemisfério sul", disse Mattis em seu discurso.

O secretário citou como exemplos do compromisso americano o apoio prestado pelo Pentágono nas tarefas de busca ao submarino argentino ARA San Juan, que desapareceu no final do ano passado com uma tripulação de 44 pessoas, e na crise de refugiados que fogem desde a Venezuela para países vizinhos.

"Queremos ser o parceiro pela escolha de vocês", sustentou Mattis, em clara referência à crescente influência da China na região.

Logo depois, o representante do Governo americano visitará o Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, conflito no qual, como disse o próprio Mattis nestes dias, começou a cimentar a parceria militar entre ambos países.

Durante a tarde, a comitiva americana viajará para Buenos Aires, onde está previsto que o secretário se reúna com o ministro de Defesa da Argentina, Oscar Aguad, com quem deve abordar diversos assuntos de "interesse comum" para ambos países, segundo informou o Pentágono nos dias prévios à viagem.

Desde lá, Mattis se dirigirá a Santiago do Chile e Bogotá, onde encerrará sua primeira viagem oficial pela América do Sul.

Primeira Edição © 2011