Consórcio fecha acordo para instalar cabo de dados que ligará UE e A.Latina

13/08/2018 18:49

A- A+

EFE

compartilhar:

Um grupo de 11 redes de pesquisa e educação da Europa e na América Latina assinou nesta segunda-feira um acordo para instalar um cabo de fibra óptica sob o oceano Atlântico que ligará os países latino-americanos e europeus até 2020, informou a Comissão Europeia (CE).

O consórcio de "Vinculando Europa e América Latina" (BELLA, na sigla em inglês), formado por plataformas procedentes de vários países como Espanha e Brasil, será o responsável pela instalação do chamado "Ellalink".

Este cabo, que ficará pronto em dois anos e que conta com financiamento parcial da CE, tem como objetivo proporcionar uma conectividade estável e impulsionar assim os intercâmbios culturais, científicos e empresariais.

Sua instalação começará nos próximos meses, assim que o contrato entrar em vigor, e representará um avanço na criação de um espaço comum de pesquisa entre ambos os continentes, segundo seus impulsores.

A CE vai investir de 26,5 milhões de euros neste projeto através dos fundos do programa científico da União Europeia Horizonte 2020, o de Copérnico e o instrumento regional de Desenvolvimento e Cooperação.

Por sua vez, os membros do BELLA contribuem com recursos efetivos e em espécie que representam mais de 53 milhões de euros.

Primeira Edição © 2011