Cultura: conheça os homenageados da I Flijaça

06/08/2018 19:55

A- A+

Ascom FMAC

compartilhar:

Entre os dias 15 e 18 de agosto, Maceió recebe mais uma festa literária. Depois da Flipontal e da Fligraça, é a vez do bairro do Jacintinho ser palco de mesas de debates, lançamentos de livros, exposições e concertos. Durante a programação desta primeira edição, a Festa Literária do Jacintinho (Flijaça) irá homenagear dois grandes nomes: Luiz Gonzaga e Ruth Quintella.

Conhecido como ‘Rei do Baião’, Luiz Gonzaga é um dos grandes nomes da música brasileira. Ele foi responsável por levar o xaxado e o baião, dois ritmos da cultura nordestina, para outras regiões do País. Nascido em Exu, sertão de Pernambuco, Gonzaga começou a tocar sanfona ainda criança. Em 1930, foi para o Exército Brasileiro, onde atuou como voluntário e corneteiro. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1939, se dedicando à música, a princípio tocando em bares e nas ruas.

A carreira musical de Gonzaga não teve êxito de início, mas ele foi persistente. Participou de programas radiofônicos de calouros e gravou seu primeiro disco solo em 1941. A partir do lançamento do primeiro álbum musical, o Rei do Baião foi consolidando seu nome, sua música e suas raízes na história da música brasileira. Entre os maiores sucessos de Luiz Gonzaga, estão ‘Asa Branca’, ‘Olha Pro Céu’, ‘Que Nem Jiló’ e ‘Respeita Januário’.

A segunda homenageada do evento é Ruth Quintella: professora, escritora e ilustradora maceioense, que utilizou o mundo da imaginação das crianças como inspiração para suas obras. Ruth se destacou por causa de seus livros infantis, recebendo, inclusive, o Troféu de Literatura Infantil em 2009, durante a IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Entre todos os livros de Quintella, o de maior notoriedade é ‘Amarelinha, uma Pequena Borboleta’, de 1998.

I Flijaça

A I Festa Literária do Jacintinho é uma parceria da Associação Cultural Alagoa do Sul com a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Primeira Edição © 2011