Creas apresenta experiências contra drogas

Encontros reúnem representantes dos órgãos

01/08/2018 17:45

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

O trabalho realizado nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Maceió foi exposto nesta quarta-feira (1°), durante reunião do Fórum Permanente de Combate e Prevenção ao Consumo de Álcool e outras Drogas por Adolescentes, Crianças, Gestantes e Nutrizes. Os encontros mensais do Fórum reúnem representantes dos órgãos estaduais e municipais que fazem parte da rede de atendimento, entre eles a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio dos Creas.

Na reunião de hoje, as coordenadoras do Creas Jatiúca, Creas Benedito Bentes e Creas Orla Lagunar compartilharam experiências e discutiram a importância de uma rede setorial, que visa o combate do uso de substâncias psicoativas em crianças e adolescentes.

O objetivo do Fórum – coordenado pelo Ministério Público Estadual – é discutir entre os participantes da rede quais são os serviços que podem ser ofertados aos usuários de drogas, a melhor maneira de atendimento e como os representantes podem ampliar a rede de proteção e evitar que mais pessoas caiam no uso das drogas.

De acordo com a coordenadora do Creas Jatiúca, Maricélia Santana, o Centro de Referência Especializado é um dos espaços que é destinado para pessoas que já sofreram qualquer tipo de violência e muitos desses usuários sofreram por conta do uso de álcool ou outras drogas.

“Nos nossos atendimentos, é recorrente termos usuários que sofreram a violação de direitos por um filho, marido ou esposa que estava sob efeito das drogas. Nós acompanhamos toda a situação, então é de extrema importância que estejamos aqui para dividir sobre como melhorar esse serviço e de quais formas pessoas externas podem ajudar”, disse a coordenadora.

“Um dos serviços do Creas também é a de orientação. Sempre estamos em lugares diversos, como escolas, salas de espera ou hospitais para informar como essas pessoas podem procurar ajuda, sejam eles as vítimas ou os dependentes de drogas”, acrescentou Maricélia.

O Creas é um equipamento da Semas que oferta serviços especializados e continuados para pessoas que já tiveram seus direitos violados de qualquer forma. Maceió conta com cinco Creas.

Primeira Edição © 2011