Prefeitura avança na implantação da biometria facial

28/07/2018 16:24

A- A+

Ascom SMTT

compartilhar:

Desde março deste ano, os ônibus do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) passaram a fazer uso da tecnologia de reconhecimento facial. A implantação dos equipamentos nos transportes públicos coletivos tem como intuito fiscalizar o uso indevido do Cartão Bem Legal, conforme previsto no contrato de licitação entre a Prefeitura de Maceió e as empresas de ônibus que atuam na cidade.

“Até o mês de junho, cerca de 25% dos ônibus da capital possuíam o equipamento de biometria facial. Até o final de julho, eles estarão em 70% da frota. A previsão é de que até o final o ano, o reconhecimento pela biometria facial esteja em 100% da frota de ônibus de Maceió”, explica o titular da Divisão de Cadastro de Transporte da SMTT, Zenildo Filho.

A tecnologia é usada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) para garantir que os cartões nas modalidades Sênior, Especial, Especial com acompanhante, Estudante e Correios sejam utilizados apenas pelos seus titulares. As imagens são registradas pela câmera da biometria e monitoradas pelo Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE).

Caso seja constatada a irregularidade, o cartão será bloqueado e retido. O usuário precisará se dirigir ao posto de atendimento da Transpal, que está localizado na Avenida Vereador Dário Marsíglia, no Tabuleiro do Martins, onde será informado sobre o motivo do bloqueio do cartão.

Penalidades

Na primeira ocorrência, o titular ficará sem poder fazer uso do cartão por um mês e os créditos suspensos. Em caso de reincidência, o prazo será estendido para dois meses. Caso volte a acontecer, o benefício será cancelado por dois anos.

Primeira Edição © 2011