Rumo planta mais de 300 mil mudas de espécies nativas

Projetos ambientais possibilitam o desenvolvimento de corredores ecológicos e restauração da flora

27/07/2018 19:18

A- A+

Loures Consultoria

compartilhar:

Garantir a melhoria contínua das condições ambientais e desenvolver práticas sustentáveis fazem parte das diretrizes de atuação da Rumo. Desde que assumiu a concessão, foram executados o plantio de mais de 300 mil mudas de espécies nativas. As medidas fazem parte do programa de proteção à flora, que prevê a recuperação, manutenção e controle da vegetação em regiões onde a empresa opera.

Entre as ações de destaque, estão o planejamento de reflorestamento da Reserva Legal em Itirapina, no interior paulista. Em 2017, a concessionária semeou 47.250 espécies do Cerrado na área, segundo maior bioma brasileiro de acordo com o Ministério do Meio Ambiente. No local, estão previstas mais 55.630 novas mudas para os próximos anos, valor superior à 60 hectares, que corresponde a 20% do território do terminal instalado no município.

“Os plantios proporcionam a recuperação e uma transição de ambientes antes considerados degradados para processos de regeneração e sucessão, formando corredores ecológicos. São práticas ambientais que visam reduzir os impactos da operação ferroviária”, explica Jonathan Saulo Gusso, auditor ambiental da Rumo.

Além dos trabalhos em Itirapina, a companhia concluiu em 2017 os serviços na Área de Preservação Permanente (APP), na fazenda Santa Ignácia, no município de Cravinhos (SP). O projeto envolveu o plantio, manutenção e monitoramento de 128 mil mudas de Mata Atlântica e Cerrado em uma extensão 66 hectares.

Conscientização ambiental

Por meio Programa de Educação Ambiental (PEA), a Rumo promove durante o calendário escolar uma série de atividades lúdico-interativas que repassam informações sobre meio ambiente e segurança ferroviária.  Em parceria com as secretarias municipais de educação, especialistas da empresa visitam escolas dos seis estados em que a companhia opera para promover as ações de orientação. Em 2017, as atividades envolveram cerca de 3 mil alunos de 36 escolas públicas. 

Sobre a Rumo

A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. Sua base de ativos inclui uma rede ferroviária formada por quatro concessões que totalizam mais de 12 mil km de linhas férreas, 1.000 locomotivas e 25.000 vagões, além de centros de distribuição e instalações de armazenamento.

Primeira Edição © 2011