Formação continuada fortalece políticas públicas LGBT+

18/07/2018 17:17

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

Teve início nesta quarta-feira (18), o primeiro módulo do curso “Formação Continuada para Conselheiro (a) LGBT de Maceió”, desenvolvido pela Coordenadoria da Diversidade Sexual, em conjunto com o Conselho Municipal de Direitos e Cidadania LGBT+. A proposta do curso é fortalecer as ações do Conselho Municipal e, consequentemente, as políticas públicas voltadas à população LGBT.

De acordo com o coordenador de Políticas para a Diversidade Sexual da Semas e presidente do Conselho LGBT, José Roberto Júnior, o curso tem o objetivo de fortalecer a gestão pública e a sociedade civil, através da educação continuada sobre o processo de enfrentamento à violência e garantia dos direitos e é destinado para os novos conselheiros municipais e representantes da sociedade civil organizada – pessoas que trabalham a demanda a cultural social LGBT+ no município.

Roberto reforça que o curso vem para suprir a carência de educação política LGBT+ que existe no município. “Se fez necessário, devido ao conhecimento que esses conselheiros e representantes devem ter sobre o assunto. Dessa forma, eles estarão situados sobre as diretrizes da política pública e os mecanismos que a Assistência Social tem para beneficiar essa população”, disse.

Com carga horária de 40h (subdivididos em quatro meses), o curso terá módulos com aulas presenciais e à distância. A primeira aula, ministrada pela assistente social da Semas, Mônica Padilha, junto com o coordenador de Políticas para a Diversidade Sexual da Semas, trouxe o assunto “Controle Social: Uma construção histórica” introduzindo a formação da política pública e as questões paralelas ao conselho e a cidadania.

Esta formação continuada é de extrema importância para a Secretaria uma vez que traz para a execução das políticas públicas de demanda LGBT. “O conselho se mantendo fortalecido, capacitado e bem estruturado, irá contribuir na execução das demandas voltadas para o nosso público, aliando com a Assistência Social os melhores encaminhamentos para as políticas públicas”, finalizou Roberto.

Os alunos, como atividade escolhida para representar as 10 horas exigidas de Educação à Distancia (EAD), irão produzir um artigo sobre uma demanda LGBT, para ser utilizado como ferramenta do Conselho que será trabalhado ao longo do ano. O curso continua com novos módulos no dia 15 de agosto, 17 de outubro e se encerra no dia 14 de novembro.

Primeira Edição © 2011