Cinco alimentos para reforçar o sistema imunológico no inverno

Refeição adequada pode ajudar no combate a gripes e resfriados

17/07/2018 16:50

A- A+

Assessoria de Comunicação Dezoito

compartilhar:

Com o início do inverno, é comum desencadear gripes e resfriados. Para proteger o sistema imunológico e aproveitar a estação com a saúde em dia, investir no consumo de alguns alimentos é uma ótima opção.  “Quando a imunidade está baixa, o organismo vira um alvo fácil de doenças. Portanto, é essencial consumir alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes”, alerta Ione Leandro, nutricionista da ONODERA Estética

Abaixo, Ione separou cinco alimentos que devem ser incluídos no cardápio de quem deseja reforçar o sistema imunológico.  

Alho – Poderosa fonte de aliina e alicina, substâncias antioxidantes, o alho ajuda a combater infecções e inflamações, auxiliando também no combate a gripes. “Ele pode ser usado nas preparações de refeições ou em cápsulas”, indica.      

Castanha-do-Pará – A oleaginosa é rica em selênio, antioxidante que ajuda a combater os radicais livres, além de turbinar o sistema imunológico. Recomenda-se o consumo de duas a três unidades por dia.

Iogurte natural – Rico em lactobacilos com propriedades probióticas, o iogurte natural melhora a flora intestinal e fortalece o sistema imunológico.

Vegetais verde-escuros – Brócolis, couve, couve de bruxelas, rúcula e espinafre possuem ácido fólico e vitaminas A, B6 e B12, que ajudam na resistência às infecções. Estes alimentos também são ricos em ácido fólico, nutriente que participa da formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.

Frutas cítricas – Por conter alta dose de vitamina C, frutas como Laranja, acerola, limão, kiwi, e morango aumentam a imunidade. “Os alimentos também são ricos em antioxidantes, fibras, flavonoides e propriedades anti-inflamatórias”, finaliza Ione.

Sugestão de um suco ‘super’ turbinado:  Inhame com laranja e gengibre

Ingredientes:

- ½ xícara de inhame cru, descascado e picado

- 1 pedaço de gengibre

- Suco de 1 laranja

- 400 ml de água

- Agave ou mel

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Use o mel para adoçar. Beba sem coar.

Sobre a ONODERA Estética
Com mais de 36 anos de tradição em sua área de atuação e uma completa equipe multidisciplinar, a ONODERA Estética oferece serviços e tratamentos estéticos exclusivos voltados para a beleza, entre eles, serviços de tratamento corporal, facial e medicina estética. Atualmente, são mais de 1200 colaboradores dedicados ao bom atendimento de seus clientes, além das cerca de 50 unidades localizadas em todas as regiões do país.

Primeira Edição © 2011