A sucessão estadual e o papel de Arapiraca para se manter no poder

16/07/2018 14:41

A- A+

Romero Vieira Belo

compartilhar:

Quando pediu para ser exonerado da Secretaria de Educação, Luciano Barbosa, atual vice-governador, atuava com a possibilidade de vir a disputar um mandato legislativo – poderia ser de deputado federal e mesmo de senador. A corrida ao Senado tem duas vagas e, no bloco político, só havia definido o projeto de reeleição do senador Renan Calheiros, líder estadual do MDB.

Desde então, as articulações se sucederam, candidaturas foram postas e definidas e, já agora, agindo como estrategista, Renan Filho decide manter Luciano Barbosa como seu vice.

Político confiável, desde os tempos em que, por influência e indicação do senador Renan, assumiu o Ministério da Integração Nacional (também ocupou cargo de relevo no Ministério da Justiça comandado por Renan), Luciano significa muito mais do que um companheiro de chapa do governador alagoano.

Ótima atuação como prefeito (eleito e reeleito) de Arapiraca e um desempenho invejável no setor educacional (transformou em realidade o sonho da escola de tempo integral), fizeram de Luciano o maior líder político da Região Agreste, muito mais pelo trabalho operoso e reconhecido do que pelo currículo recheado de títulos e de altos cargos exercidos.

Com a mesma dinâmica, comandando a Secretaria Estadual de Educação, espalhou escolas de tempo integral pelo Estado, beneficiando todas as regiões, o que lhe confere, com justiça, a condição de novo patrono do ensino público em Alagoas.

E também o credencia, mais uma vez, a cumprir papel dos mais relevantes como representante de Arapiraca e do Agreste, com amplo espaço definido no núcleo do poder político estadual.

Arapiraca, vale dizer, não terá apenas Luciano atuando no centro das decisões. Reeleito Renan Filho, como indicam previsões, palpites e pesquisas de intenção de voto, Arapiraca e o Agreste se beneficiarão de ações conjuntas desenvolvidas por todo um bloco político reunindo o governador, o senador Renan, Luciano Barbosa, o deputado Ronaldo Lessa, Maurício Quintella (provável senador) e outros líderes da situação.

 

HABEMUS CANUTO?

Ele tem fôlego, é um peso-pesado no lato sentido da palavra, e pode ser o candidato de Rui ao governo. Eduardo Canuto  também é tucano e líder da bancada na Câmara. Será o cara?

 

LUTO EM PE

A Mesa da ALE enviou mensagem de condolência à Assembleia Legislativa de PE, pelo repentino falecimento de seu presidente, o deputado Guilherme Uchoa, que cumpria seu 6º mandato.

 

PELA CONSTITUIÇÃO, LULA ESTARIA LIVRE

Querer soltar Lula por via incompetente, como o fizeram os deputados petistas, afronta a ordem jurídica, é verdade, mas não a tese do senador Renan, segundo a qual a prisão do ex-presidente contraria a Constituição. E a Carta Federal, como lembra Renan, paira acima de leis e, mais ainda, de decisões tomadas por ministros do Supremo Tribunal. É uma questão hierárquica.

 

A PRISÃO É LEGAL?

Na ânsia de mostrar serviço, Gleisi Hoffmann atacou Sérgio Moro, por impedir a libertação de Lula em num ato falho, criticou o não cumprimento de ordem judicial em um processo legal.

 

SEM COMPLÔ

A absolvição de Lula, no caso da deleção premiada de Delcídio Amaral, prova que não existe complô do Judiciário contra o ex-presidente. Até porque a defesa de Lula é exercida em plenitude.

 

SÉRGIO TOLEDO, NOME FORTE PARA FEDERAL

Respaldado por uma atuação longa e produtiva na Assembleia Legislativa, Sérgio Toledo (PR) aparece como um dos nomes mais fortes na disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados.  Legislador competente e equilibrado, Toledo reúne todos os atribuídos para representar bem Alagoas no Congresso Nacional, se confirmada sua consagração nas urnas de outubro vindouro.

 

DE VOLTA

Graças a uma decisão do TSE, o pastor João Luiz já está de volta à Assembleia Legislativa. Seu mandato havia sido cassado pelo TRE-AL, com base em denúncia sobre abuso de poder religioso.

 

NADA CONTRA

João Luiz se elegeu vereador e, depois, deputado estadual, com óbvio apoio dos fiéis da Igreja Quadrangular, que lidera. Mas, quem disse que fiel não pode votar no seu guia espiritual?

 

RF E O PROTESTO CONTRA PRISÃO DA LULA

Renan Filho não subscreveu o protesto dos governadores do Nordeste contra a decisão de manter Lula preso. Posição correta. Primeiro, porque a tentativa de soltura foi golpista. Segundo, porque o governador de Alagoas não precisa desse tipo de demonstração para provar sua lealdade para com o líder petista.

HABEAS CORPUS

Qualquer cidadão pode impetrar habeas corpus para livrar alguém da cadeia. Com essa liberdade, chove HC a favor de Lula no STJ. Até o início da semana, pelo menos 145 haviam sido impetrados.

 

SÓ DESTAQUE

A defesa de Lula sabe que não adianta tentar soltá-lo com recurso junto ao TRF-4. Ali, o assunto está lacrado. A tentativa de domingo visou, apenas, fazer barulho e manter Lula em destaque.

 

MORRE SOLON GOMES, UM ÍCONE DO RÁDIO

Faleceu em Garanhuns, de infarto, o radialista Solon Gomes. Um dos melhores do Nordeste. Voz privilegiada, rara capacidade de improviso, raciocínio rápido e inteligente. Dirigiu a Difusora de Garanhuns, criou programas de auditório e fez do Ronda Policial uma de suas marcas perenes. Rendo aqui minha homenagem a Solon Gomes, nome de destaque da radiofonia brasileira.

 

Primeira Edição © 2011