Jardinópolis ganha novas árvores em ação de projeto

13/07/2018 15:58

A- A+

Ascom Semds

compartilhar:

“As árvores deixam a cidade muito melhor, com ar fresco, mais verde e sombra para as crianças brincarem”. A fala é de Ednaldo Farias, morador do Loteamento Jardinópolis, onde a Prefeitura lançou, nesta sexta-feira (13), o Projeto Bairro Verde. Ao lado da filha Ludmylla, de 05 anos, ele plantou uma das 40 árvores que preencheram espaços da praça da região. Assim como aconteceu nesta manhã no Jardinópolis, outras comunidades da capital serão beneficiadas pela iniciativa, que ocorrerá semanalmente com o plantio de até 100 novas árvores em praças, áreas de lazer, canteiros e avenidas onde há a necessidade de arborização.

Após o plantio, Ednaldo falou sobre a necessidade da integração da população com a ação lançada pela Prefeitura, colaborando para manter os espaços públicos bem cuidados e limpos. “Participar de momentos como este é muito melhor que chegar e jogar lixo. É um espaço para as crianças brincarem, se divertirem e a população precisa se conscientizar. Cada morador deve agir como fiscal, chamar a atenção de quem age errado. Todos devem se comprometer”, disse o morador ao lamentar o descarte de resíduos irregular que ainda é registrado em áreas públicas do Jardinópolis.

Antônio Alexandre vive no Jardinópolis há quase 40 anos. Com o pequeno Gabriel, o filho mais novo, ele plantou duas árvores e falou sobre a satisfação de colaborar com o meio ambiente, reforçando ainda a responsabilidade da população com a limpeza e os cuidados. “Todo mundo deve colaborar, deve ajudar para manter o praça sempre verde e bonita. Temos que fiscalizar, evitar jogar lixo. O espaço tem que ser verde”, ressaltou.

Ednaldo, Antônio e outros moradores participaram da ação e conversaram com o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), Gustavo Acioli Torres, sobre as demandas da região. Para o gestor, o objetivo do Bairro Verde é este. “Queremos deixar a nossa cidade cada vez mais verde e, durante o plantio de árvores, nos aproximar das comunidades para entender as necessidades e trabalhar para viabilizá-las. Toda semana estaremos em uma região diferente com esta caravana que unifica o poder público e a população”, enfatizou o secretário.

Segundo explicou Gustavo Acioli Torres, todas as árvores plantadas são espécies nativas da Mata Atlântica, com mudas cultivadas no Viveiro Público do Parque Municipal de Maceió. O gestor destaca que o Bairro Verde é uma iniciativa que chega para somar ao trabalho já executado pela equipe de Parques e Jardins da Semds, além de reforçar as ações itinerantes da pasta, como o projeto Planta Maceió, que doa mudas à população para incentivar a participação da comunidade no trabalho de arborizar a cidade.

“Iniciativas como esta são de extrema importância por envolver o cidadão e incentivá-lo a cuidar da cidade. Nossas equipes já fazem esse trabalho, realizando o plantio semanalmente, mas é necessário que a população participe, afinal a cidade é um bem de todos e mantê-la bem cuidada também é um desejo de todos. Estaremos semanalmente em uma região diferente e esperamos contar com a ajuda dos maceioenses não somente com o plantio, mas também com o cuidado com as árvores”, completou o secretário.

O próximo bairro contemplado será definido pela Semds no início da próxima semana, mas a população também pode colaborar com a indicação de áreas que necessitam de arborização para que sejam incluídas no planejamento das próximas edições. Para isso, basta o cidadão entrar em contato com Secretaria pelo telefone (82) 3315-4735 ou se dirigir pessoalmente ao órgão, que fica na Rua Marquês de Abrantes, sem número, em Bebedouro, com funcionamento das 08h às 14h.

Primeira Edição © 2011