Ações vão intensificar recadastramento do BPC

04/07/2018 17:20

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

Para reforçar o recadastramento de beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), vai promover ações itinerantes por toda a cidade. A intenção é fazer com que os idosos e pessoas com deficiência, inseridos no programa, não deixem para última hora a atualização cadastral e percam o benefício de um salário mínimo mensal.

Em reunião, nessa terça-feira (03), coordenadores da Semas e representantes de instituições que trabalham com pessoas com deficiência discutiram o fluxo de atendimento, de forma que consiga atender o maior número de pessoas nas ações itinerantes.

Entre as estratégias, foram acrescentados que o recadastramento será específico para o público do BPC (idosos e pessoas com deficiência). Também haverá orientações da equipe do BPC e sala de espera para que os beneficiários tirem dúvidas previamente. As datas de atendimento serão sugeridas pelas instituições, nos dias que atendem mais pessoas do público do benefício.

Segundo a coordenadora-geral dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Denaide Oliveira, a ação tem o objetivo de alcançar pessoas que ainda não estão inseridas no CadÚnico, mas que tem o perfil do BPC, além de também recadastrar o maior número de pessoas até o dia 31 de dezembro de 2018 – data final determinada pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) para recadastramento do benefício.

“Nós estamos em uma força-tarefa, em parceria com as instituições, para que todos os usuários estejam regularizados dentro do prazo. É importante garantir ao usuário do BPC que ele não perca seu benefício, uma vez que é uma renda fundamental para a qualidade de vida dele”, disse Denaide.

As novas datas das ações itinerantes nas instituições cadastradas serão divulgadas ainda no mês de julho.

Participaram da reunião representantes de várias instituições e representantes das coordenações do BPC, dos Direitos da Pessoa com Deficiência e dos Cras.

Primeira Edição © 2011