Parceria para o Turismo do Saber é discutida

25/06/2018 19:15

A- A+

Ascom Semtur

compartilhar:

Na manhã desta segunda-feira (25), servidores da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) se reuniram com representantes do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) com o objetivo de discutir mais uma parceria para o projeto Turismo do Saber. Na reunião, que aconteceu na sede do órgão, em Jaraguá, foram abordados novos rumos para a modalidade do projeto denominada Turismo do Saber Social.

Com o intuito de fortalecer a cadeia produtiva do turismo local e incentivar a inserção de jovens e adolescentes no mercado de trabalho, o Turismo do Saber Social contempla, este ano, cerca de 250 adolescentes atendidos pelas Casas de Passagem e Centro de Convivência da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). A modalidade é uma das três frentes do projeto Turismo do Saber, que conta também com o Turismo do Saber na Escola e o Turismo do Saber Profissional.

A ação da Semtur é desenvolvida de maneira compartilhada com diversos parceiros, entre instituições do setor público e privado. O órgão tem buscado constantemente novas instituições que possam contribuir diretamente com o desenvolvimento do projeto. É o caso do CIEE, entidade de assistência social que oferta programas de aprendizagem voltado a jovens e adolescentes que desejam ingressar no mercado de trabalho por meio de programas como o Aprendiz Legal.

De acordo com a coordenadora do Turismo do Saber, Cecília Corado, as parcerias engrandecem ainda mais as oportunidades de capacitação, além de contribuir diretamente para que os jovens ingressem no mercado de trabalho mais qualificados.

“O Turismo do Saber é um projeto que se fortalece com as parceiras e contar com esse apoio é fundamental para aprimorar nossas ações. No caso do Turismo do Saber Social, as instituições de ensino profissionalizante são peças chaves na construção de oportunidades para esses jovens, muita vezes em situação de vulnerabilidade”, pontuou.

Segundo a analista técnica de aprendizagem do CIEE, Camila Agra, o trade turístico é fortalecido com essas ações, já que o trabalho conjunto contribui diretamente com a melhoria da mão de obra do setor e gera um impacto positivo nos serviços voltados ao atendimento de turistas.

“Essa parceria só tem a acrescentar para ambas as instituições como uma maneira de fomentar e fortalecer a cidadania dos jovens, fazendo com que eles possam aprender e conhecer trabalhos voltados à área de turismo e, assim, tenham uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho com o programa Aprendiz Legal. Dessa forma, o CIEE e o Turismo do Saber ganham jovens mais preparados, conscientes e conhecedores da área do turismo, que é tão forte em Maceió”, afirmou.

O projeto

O projeto Turismo do Saber atende desde alunos da Rede Municipal de Ensino a profissionais do setor que já trabalham diretamente com turismo. A parte voltada ao Turismo do Saber Social auxilia jovens e adolescentes a entrarem no mercado de trabalho.

Para ofertar um acesso mais completo aos atrativos turísticos da capital alagoana, a Semtur desenvolve atividades didáticas, sensibilizações, treinamentos e passeios guiados com a intenção de estimular os participantes, por meio do turismo social, a desenvolver o sentimento de pertencimento à cidade.

O Turismo do Saber é realizado pela Semtur em parceria com as secretarias municipais de Assistência Social (Semas), Educação (Semed), Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) e Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs).

A iniciativa também conta com o apoio da Luck Receptivo, Senac, Sesc, Sebrae, Restaurante Massagueirinha, Parque Shopping Maceió, Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) e Associação Comercial de Maceió, além de Faculdade Estácio,  Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Alagoas (SHRBS-AL).

Primeira Edição © 2011