Estado capacita servidores para revisão do PPA

Momento também serviu para orientar técnicos

21/06/2018 16:17

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) finalizou, nesta quinta-feira (21), as oficinas para revisão das metas e objetivos do Plano Plurianual 2016-2019 dos órgãos e secretarias do Poder Executivo de Alagoas.

Mediado pela Superintendência de Planejamento e Políticas Públicas (Suplan) da pasta, o momento teve como intuito o fortalecimento do processo de elaboração, execução e acompanhamento das políticas públicas do Estado. O encontro também serviu para alinhar conhecimentos e tirar possíveis dúvidas dos servidores que estão à frente do procedimento nos órgãos.

"A finalidade das oficinas é justamente fazer um acompanhamento mais assertivo com os técnicos e orientá-los sobre a importância de analisar se as metas estão de acordo com a realidade dos cofres públicos, bem como fazer com que eles atentem para a priorização das que são mais necessárias para o Estado como um todo", explica o gerente de Monitoramento e Avaliações de Programas da Suplan, Eduardo Ferreira.

Além de direcionar os participantes na revisão do PPA, a equipe da Suplan também apresentou aos órgãos o processo de monitoramento do Plano, que agora passa a acontecer por meio do Sistema Integrado de Administração Financeira e Contábil do Estado, o Siafe Alagoas.

Segundo Eduardo, o sistema só tende a facilitar a supervisão das políticas públicas e a análise do impacto delas nos indicadores socioeconômicos que regeram a elaboração do PPA. 

"Com o sistema conseguiremos visualizar o andamento das ações do PPA mês a mês. Ficará mais fácil saber se as metas estão sendo cumpridas, identificar eventuais problemas e corrigir distorções que surjam no processo", afirma o técnico da Seplag.

Primeira Edição © 2011