Dia D atende mais de 35 mil pessoas

Governo Presente viabilizou melhorias

14/06/2018 15:18

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Durante o primeiro semestre deste ano, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) atendeu 35.519 pessoas no Dia D Governo Presente, que percorreu as cidades de Cacimbinhas, Dois Riachos, Santana do Mundaú, Joaquim Gomes, Igreja Nova, Junqueiro, Olho D’Água das Flores, Monteirópolis, São Sebastião, Coité do Noia, Tanque D’Arca, Campo Alegre e Barra de São Miguel.

Os serviços atraíram crianças, jovens, adultos e idosos, que foram em busca de ações de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças. Os estandes destinados à prevenção do diabetes realizaram 2.346 testes de glicemia capilar, 2.470 verificações de pressão arterial, seguidas por 2.666 cálculos de massa corpórea e pela aplicação de 1.208 vacinas, entre elas, hepatite B, dT, tríplice viral e influenza, além da realização de 4.984 testes rápidos de HIV, hepatite B e sífilis.   

Ao todo, 7.376 pessoas participaram de palestras e orientações, sendo 2.511 sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal, 2.066 a respeito de prevenção e controle da dengue e 273 de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Também foram realizadas palestras sobre orientação postural, onde 721 pessoas participaram; e 1.677 usuários foram orientados sobre nutrição saudável.

Hipoclorito – Ainda durante as ações, foram distribuídos 306 frascos de hipoclorito de sódio, 1.599 kits de saúde bucal, que continham escova e creme dental, 4.104 preservativos femininos e masculinos, 1.140 lubrificantes e 235 kits da Campanha Saúde Verão. Nos Espaços Bem-Estar, onde foram oferecidos os serviços de orientação nutricional, massoterapia, alongamentos e práticas laborais, 2.575 kits nutricionais foram entregues à população.

Das consultas especializadas oferecidas à comunidade, a mais procurada foi a de ortopedia, onde 246 submeteram-se aos atendimentos. Foi o caso do agricultor Vanildo Vieira, de 78 anos, que estava sentido fortes dores no corpo, principalmente na coluna e nas articulações dos dedos das mãos. Ele aproveitou que a ação estava acontecendo na rua onde mora para procurar pelo ortopedista. Há 38 anos, o senhor tímido, com corpo franzino e barba clara, não tem o braço direito, em função de um acidente com uma máquina forrageira, usada para fazer ração de gado. 

Por conta deste fato, as dores o incomodam bastante. Contudo, ele não deixa de realizar, todos os dias, as atividades na fazenda. “É muito importante para as pessoas que não podem ir ao médico, como eu, terem essa única oportunidade na vida”, disse ele que, após a consulta, recebeu prescrição médica e indicação de sessões de fisioterapia, para atuar na regeneração e reabilitação dos movimentos.

Também foram feitas 67 ultrassons e 22 eletrocardiogramas. Durante a triagem foram agendadas 279 consultas nas áreas de clínica geral, ortopedia, oftalmologia, ginecologia e angiologia. Após o atendimento, os pacientes receberam encaminhamento para consulta na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), no Trapiche da Barra, em Maceió.

Nos 13 municípios onde as arenas da Sesau estavam montadas, 1.175 residências receberam as visitas dos técnicos da Vigilância Epidemiológica, além de terem sido inspecionados 749 depósitos e tratados 386 imóveis. Em 337 casas, houve o tratamento nos depósitos de larva, visando o não desenvolvimento das larvas do mosquito Aedes aegypti.

Primeira Edição © 2011