O Jornal Nacional e o coronel amigo de Temer

11/06/2018 18:11

A- A+

Romero Vieira Belo

compartilhar:

A Rede Globo deve muito à Lava-a-Jato. Sua audiência, que atingiu o ápice no século passado, tinha as novelas como grande atração, mas um público enorme assistia ao Jornal Nacional. Era imbatível, com média superior a 50 pontos no Ibope.

Com a internet, o velho JN caiu para a casa dos 20 pontos, uma tragédia. Aí, como que providencialmente, estourou a Lava-a-Jato, e o principal jornal global voltou a atrair as atenções.

As denúncias de corrupção passaram a turbinar o noticiário do horário nobre. Primeiro, veio o impeachment da intelectual Dilma e, depois, as denúncias sobre corrupção detonando todo mundo – gregos e troianos, petistas e tucanos. Sem exceção.

Contudo, apesar do enfoque abrangente, do caráter generalizante do JN, o PT viu conspiração contra Lula, o PSDB sentiu marcação em cima do Aécio, o PMDB chorou por Romero Jucá.

E a Globo, nem aí. Tome denúncia! Com a delação da JBS, a intelligentsia global avançou e percebeu que ‘bater no Temer’ também rendia pontos no Ibope. Pobre Michel!

A repórter Andréia Sadi foi escalada só para levantar danos contra o presidente. Especializou-se. E estacionou, por dias a fio, no material sobre um tal ‘coronel amigo de Temer’. A audiência inflou tanto, que o coronel não saiu mais do noticiário. Todo dia, lá está ele, a patente precedendo o conteúdo da denúncia, com a Andréia Sadi alimentando o sisudo e guloso Jornal Nacional:

- Polícia Federal investiga coronel amigo de Temer.

- Coronel amigo de Temer é denunciado ao Ministério Público.

- Preso coronel amigo de Temer.

- MPF analisa denúncia contra coronel amigo de Temer.

- Procuradores veem indícios contra coronel amigo de Temer.

 A Rede Globo havia descoberto a combinação perfeita para magnetizar o público: um coronel envolvido com estripulias, e o presidente, culpado, enleado, por sua amizade com as dragonas.

Mas, afinal, como é mesmo o nome do coronel amigo de Temer?

 

NA CONTRAMÃO

Rodrigo Cunha segue na contramão do correligionário Rogério Teófilo. O deputado faz oposição sistemática ao governo Renan Filho, que tem dado especial atenção a sua terra, Arapiraca.

 

EXPERIÊNCIA

Rogério Teófilo, prefeito, faz exatamente o contrário. Cerca de atenções o governador, nas visitas a Arapiraca, e diz em alto e bom tom que só tem que elogiar as ações a favor do município.

 

SENADOR RENAN VOLTA A DEFENDER LULA

No momento em que o PT lançava vídeo na internet com a bandeira ‘Chama que o homem dá jeito’, dando início à pré-campanha de Lula, o senador Renan Calheiros postava nas redes sociais mensagem de apoio: “O Nordeste precisa de Lula livre”. Renan não pôde ir ao ato do PT, mas enfatizou no seu vídeo: “Lula tem direito a ser candidato porque não cometeu nenhum crime e está preso após ser condenado sem prova”.

 

BOLSONARO FIRME

Nova pesquisa Datafolha mostra que, sem Lula, Jair Bolsonaro lidera com folga a corrida ao Palácio do Planalto. Fernando Haddad, no lugar de Lula, teria apenas 1% dos votos.

 

 

 

TEMER COM 3%

O Datafolha também revela que a aprovação ao presidente Michel Temer está em míseros 3%. Governo é reprovado por 83% dos pesquisados. Outros 14% consideram a gestão Temer ‘regular’.

 

UM DESAFIO PARA O PRESIDENTE DO TRE ALAGOANO

Um dos grandes desafios do desembargador Carlos Malta Marques, presidente do Tribunal Regional Eleitoral, será motivar o eleitorado a comparecer em grande número às urnas de outubro próximo. Nesse sentido, o TRE-AL poderia promover, na mídia, uma campanha realçando a importância do processo eleitoral e da participação da sociedade com o voto livre e soberano.

 

SEM AVISO

Os vigilantes bancários de Maceió inventaram um novo tipo de greve: sem aviso prévio. A paralisação de sexta-feira, que pegou todo mundo de surpresa, veio de supetão, sem nenhum anúncio.

 

ALTO RISCO

O dólar disparou, está subindo, mas o risco é enorme para quem tentar especular (comprar para forçar alta). É que o Banco Central avisou que pode usar as reservas internacionais: US$ 300 bilhões.

 

UMA DIFICULDADE DE RUI PALMEIRA

O tucano Rui Palmeira tem mostrado pouca vocação para lidar com o funcionalismo. Sobretudo, quando se trata de resolver pendências salariais. Não é bom, politicamente, para o grupo do prefeito. Afinal, somando-se os servidores e seus familiares, têm-se aí um universo de 80 mil a 100 mil eleitores.

 

SEM CHANCE

O Congresso Nacional não avalizará a privatização da Eletrobras. Não o faria se Temer tivesse gozando de popularidade, quanto mais no fundo do poço em que o presidente se encontra.

 

ANO ELEITORAL

Também não vingará a tentativa de Temer de fazer o Parlamento aprovar a desestatização apenas das concessionárias de energia. Quem, afinal, aprovará venda de patrimônio em ano eleitoral?

 

Primeira Edição © 2011