Chá de Memória Especial emociona ex-jogador

Enfoque sobre Copas em Alagoas é uma atração

10/06/2018 13:05

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Os olhos de um certo senhor com seus mais de 70 anos brilhavam ao ver estampada sua foto na capa de jornal em exposição que homenageia o período da Copa do Mundo à disposição da população no Arquivo Público de Alagoas (APA), situado no bairro de Jaraguá. Este senhor era Roberto Mendes, ex-jogador do CSA nos anos 1960, e que brilhou intensamente vestindo as cores azul e branco do seu Azulão, como também é conhecida a equipe do bairro do Mutange, em Maceió.

E assim como os de Mendes, também brilharam os olhos de boa parte do público que prestigiou o Chá de Memória neste fim de semana, promovido em edição especial de clima de Copa de Mundo, que este ano será realizada na Rússia, a partir do próximo dia 14 de junho. Com o tema: "Alagoas nas Copas do Mundo, os jogadores e o jornalismo alagoano em Mundiais ", o Arquivo Público de Alagoas (APA), vinculado ao Gabinete Civil, presenteou os aficcionados e simpatizantes do futebol na 26ª edição de seu tradicional evento cultural.

Durante quase duas horas, o Chá de Memória Especial levou aos presentes no hall do Arquivo Público a participação do célebre historiador, escritor e diretor do Museu dos Esportes, Lauthenay Perdigão, e o radialista e cronista esportivo Antônio Torres para um agradável bate-papo.

Na conversa dos dois, histórias e causos que levaram os espectadores aos risos, assim como ao espanto, sobre a participação dos jogadores alagoanos no maior evento esportivo do mundo, e também sobre a cobertura jornalística da crônica esportiva alagoana em vários Mundiais. O evento também promoveu uma farta exposição de fotos, jornais e revistas.

"Me senti realmente lisonjeado ao ver uma parte de minha vida dedicada ao esporte e ao futebol e que pode ser visto na exposição promovida por este Chá de Memória. A iniciativa do Arquivo Público está de parabéns", disse o ex-jogador Roberto Mendes.

 Quem também levou uma boa impressão do que viu e ouviu do Chá de Memória foi a jovem arquiteta Karla Manezes, que foi ao evento pela primeira vez. "Foi maravilhoso para mim que quase nada conhecia sobre futebol. Saio daqui um pouco mais informada e também um pouco mais interessada sobre este esporte tão amado pelos brasileiros e alagoanos".

De acordo com a superintendente do Arquivo Público, Wilma Nóbrega, a partir deste evento surgiu a perspectiva de uma parceria permanente com o Museu dos Esportes, que cedeu parte do material para exposição, e que só deu frutos positivos para unir futebol e cultura, tudo isso já em clima de Copa do Mundo.

"Foi gratificante ver o público presente se deliciar com as histórias do futebol e das Copas do Mundo, especificamente com foco nos nossos jogadores, nossos jornalistas e radialistas esportivos e com aquele gostinho especial de quero mais. Acho que esta pode ser uma parceria interessante com o Museu dos Esportes e tende a render outros bate-papos futuramente aqui no nosso Arquivo Público", ressaltou Wilma Nóbrega.

Primeira Edição © 2011