Limpeza e manutenção de galerias são intensificadas

09/06/2018 14:43

A- A+

Ascom Seminfra

compartilhar:

O descarte inadequado de resíduos sólidos nas vias públicas é o principal causador de obstrução do sistema de drenagem da cidade, contribuindo para o alagamento das ruas quando chove. Para minimizar os transtornos decorrentes desta situação, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) cumpre uma programação intensa de serviços divulgada diariamente nos canais de informação da Prefeitura de Maceió.

Entre os meses de janeiro e abril deste ano, o órgão executou cerca de 400 intervenções, entre limpeza de bocas de lobo e desobstrução de galerias de água pluvial. Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Ib Brêda, as ações de drenagem fazem parte das atividades rotineiras do órgão.

“Esse trabalho de limpeza de galerias não acontece apenas nos meses chuvosos, como os que estamos passando. É uma ação constante das equipes de drenagem. No entanto, quando chove, os alagamentos se evidenciam, pois o lixo volumoso obstrui as galerias e impede o escoamento da água. Por isto, estamos sempre pedindo a conscientização por parte da população”, informa o gestor.

 Para realização dos serviços de limpeza e desobstrução, são utilizados caminhão de sucção, caçambas e máquina retroescavadeira. Segundo o coordenador dos serviços de drenagem, Esdras Maia Nobre, os trabalhos realizados todos os dias já estão conseguindo acabar com pontos que sempre alagavam nos dias de chuva. “Alguns pontos críticos já foram solucionados, nas partes alta e baixa da cidade. Em grande parte, logo que a chuva termina, a água vai embora. Estamos mapeando os pontos que ainda precisam de intervenções. O que não é possível atender de imediato, entra na programação de serviços do órgão”, explica.

Entre os serviços realizados nos últimos meses que trouxeram benefícios para a população estão as ações de desobstrução e recuperação na Avenida Comendador Leão, em Jaraguá, de onde foram retirados, no mês de abril, sete caçambas de lixo. Os comerciantes da região já comemoram o fim dos alagamentos. A padaria da família de Luiz Augusto Ribeiro existe no local desde 1970 e, nas últimas chuvas, passou por muitos transtornos decorrentes da água acumulada.

“Estávamos enfrentando um problema grande com a falta do escoamento. A lateral aqui da padaria ficava toda alagada e as pessoas não tinham onde estacionar, o que espantava os clientes. Pensamos até em fechar a padaria e continuar apenas com a fábrica. Agora, depois do trabalho da Prefeitura, já estamos percebendo a diferença. Mesmo em um dia de chuva, com pouco tempo, a água escoa normalmente”, contou Luiz, que é gerente do negócio.

 Novas galerias

 Nos primeiros quatro meses deste ano, a Seminfra construiu 16 novas galerias nos bairros da Levada, Tabuleiro, Vergel do Lago, Pinheiro, Jacintinho, Jaraguá, Ponta Verde, Ipioca, Rio Novo e Benedito Bentes.

Primeira Edição © 2011