O que tem no fundo do seu Coração?

Tenho grande alegria em fazer a tua vontade, ó meu Deus; a tua lei está no fundo do meu coração. Salmos 40:8

07/06/2018 09:08

A- A+

Bíblia Comentada

compartilhar:

Tenho grande alegria em fazer a tua vontade, ó meu Deus; a tua lei está no fundo do meu coração. Salmos 40:8

No meio de todas as coisas, qual o significado que os ensinamentos de Deus na Bíblia tem para você? Será que eles ocupam um lugar central na sua vida, ou eles são apenas um refúgio para quando você tem algum problema? Será que você conhece alguém assim, que só procura a Bíblia ou Deus quando estão em momentos difíceis e logo que esse momento passa os deixam de lado?

Infelizmente esse tipo de atitude é comum, e mesmo aqueles que estão firmes provavelmente já tiveram os seus altos e baixos em sua caminhada cristã, a questão é o quanto a Palavra está enraizada em seu coração e o quanto você molda sua vida em relação aos ensinamentos nela encontrados.

Onde está a felicidade?

Pouco antes o salmista declara:

Como é feliz o homem que põe no Senhor a sua confiança, e não vai atrás dos orgulhosos, dos que se afastam para seguir deuses falsos! Salmos 40:4

A certeza que o salmista possui é que feliz é alguém em que coloca em Deus a sua confiança e faz a sua vontade, para que isso ocorra são necessárias algumas atitudes segundo o salmista.

1 – Guardar a lei de Deus no fundo do coração;
2 – Não ir atrás dos orgulhosos;
3 – Se afastar dos falsos deuses;

Guardar a lei, os ensinos do Senhor necessita de tempo com a Palavra, não apenas uma leitura vazia, mas uma meditação e estudo sobre as escrituras, o que aquilo de fato representa para você, só assim será possível guardá-la no fundo do seu coração.

O dicionário classifica o orgulho da seguinte forma: sentimento de prazer, de grande satisfação com o próprio valor, com a própria honra. Sentimento egoísta, admiração pelo próprio mérito, excesso de amor-próprio; arrogância, soberba. O orgulhoso é aquele que não se importa com o próximo, tudo o que faz é para ser reconhecido, receber glória e honra das pessoas, sua boca pode até dar graças a Deus, mas no fundo acredita que foi merecedor.

A Bíblia orienta estar longe desses, para que esse tipo de pensamento e comportamento não influencie as decisões daqueles que seguem a Deus, que é fazer exatamente o oposto que um orgulhoso faz, ajudar o próximo, reconhecer que o mérito é do Senhor e andar em humildade.

Talvez você imagine que se afastar de falsos deuses é não adorar imagens, é claro que não é apenas isso, o que tem roubado seu tempo com Deus? Será que você está colocando outras coisas em seu coração competindo com a presença de Deus?

O fato é que a Internet, a TV, o Dinheiro, os Bens materiais e diversas outras atividades se tornaram deuses para muitas pessoas.

Jesus e o Salmo 40

O autor do livro de Hebreus acredita que o Salmo 40:8 está se referindo a Jesus (Hebreus 10:7).

Primeiro de tudo, Jesus acredita que os ensinamentos de Deus são tão importantes que Ele nunca para de pensar sobre eles. os ensinamentos de Deus devem ter um lugar central na vida porque não há nada na vida para a qual não se aplicam.

Se você pensar corretamente sobre a vida como um todo, se você estiver indo reordenar sua vida em uma base adequada, então você deve pensar sobre os ensinamentos de Deus e você deve levá-los a sério.

Em segundo lugar, Jesus tem o prazer de fazer o que Deus quer, tal como definido pelos ensinamentos de Deus. Não faz nenhuma diferença se é extremo ou muito difícil, simplesmente deve ser feito.

Jesus não fez nenhuma tentativa de alterar o significado dos ensinamentos de Deus, ou ignorar alguns deles, a fim de viver a vida em seus próprios termos e de acordo com seu próprio pensamento. Jesus estava feliz em descobrir o que Deus tinha a dizer sobre a vida e Ele estava feliz em fazê-lo.

Os ensinamentos de Deus na Bíblia definem o significado e propósito da existência humana. Deveriam ter um lugar central de importância em nossas vidas.

Primeira Edição © 2011