Estudantes de Medicina da Uncisal finalizam estágio no Samu Maceió

06/06/2018 08:01

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Os 23 estudantes de Medicina da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) estão finalizando o estágio no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Para compor a avaliação, os acadêmicos apresentam casos vivenciados por eles durante o período do estágio. Os últimos sete alunos fizeram suas apresentações, nesta terça-feira (5), no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Maceió.

 

Os futuros médicos ficarão até o dia 30 de junho e, desde o mês fevereiro, foram divididos nas Bases Descentralizada do Samu em Maceió, localizadas nos bairros Trapiche, Serraria e na Central de Regulação, no Farol.

 

De acordo com Arnon Alves, coordenador do NEP do Samu Maceió, os acadêmicos acompanham como é feito o processo de regulação médica das chamadas para o 192 e, também, saem para as ocorrências junto com os socorristas.

 

“Os acadêmicos têm aqui, no Samu, uma vivência do atendimento pré-hospitalar móvel, uma disciplina que não é colocada em prática na faculdade. Os estudantes saem daqui sabendo como funciona o serviço, desde os casos mais simples até os mais complexos, passando por solicitações de transferências e o atendimento na rua, quando eles também vão com a equipe das Unidades de Suporte Avançado, composta por um médico, enfermeiro e condutor socorrista”, explicou.

 

O aluno do 5º ano do curdo de Medicina da Uncisal, João Marcus Oliveira, 24 anos, apresentou um caso que envolveu uma gestante de 16 anos. De acordo com ele, a usuária apresentava um quadro de pré-eclâmpsia e foi necessária a transferência entre unidades hospitalares.

 

“Mesmo não fazendo o atendimento inicial, apenas a transferência, o caso dessa gestante me chamou a atenção, por já ter visto em aulas algumas vezes. Nesse dia pude ver na prática um caso estudo em sala de aula e, na hora, tive dúvidas do que deveria ser feito, mas toda a equipe me ajudou e orientou”, relatou João Marcus Oliveira, ao agradecer a equipe do Samu Maceió.

 

A próxima turma de acadêmicos de Medicina inicia o estágio no mês de agosto, com estudantes da Uncisal e do Centro Universitário Cesmac.

Primeira Edição © 2011