5 coisas a fazer antes das suas próximas férias

01/06/2018 17:15

A- A+

R.analise

compartilhar:

Férias são sempre esperadas por todos nós durante os quentes meses de verão, mas antes de podermos desfrutar da praia e do calor, sofremos a onda de stress que vem com o planear e organizar as tão merecidas férias. Não nos referimos ao planear do destino e do hotel, mas sim de certificar-se que tem todos os seus documentos e que a sua bagagem confere as regras da companhia aérea. Para o ajudar, hoje trazemos uma lista de 5 coisas a fazer antes de partir para as suas férias:

1 - Passaporte e outros documentos essenciais

Se não viaja internacionalmente com frequência, pode precisar de escavar o seu passaporte por entre as gavetas da sua secretária para verificar se este ainda se encontra atualizado. Certificar-se que seu passaporte está dentro do prazo é imperativo, mas que temos tendência a esquecer. Também deve de confirmar se o seu destino requer outro tipo de documentos tais como vistos ou até mesmo vacinas, pois nada é mais desagradável que chegar no aeroporto e ser barrado na entrada do seu avião.

2 - Legislação para bagagem

Mesmo que tenha voado recentemente, companhias aéreas tendem a mudar as suas regras no que toca à bagagem com alguma frequência. Certamente não quer começar a sua viagem com o pé esquerdo ao ficar preso no balcão do check-in com uma mala de dimensões superiores às permitidas ou porque essa está pesada demais. Esta informação está sempre disponível no momento da compra ou no seu bilhete de embarque. Para não correr o risco de ter pagar um dinheirinho extra pelo peso a mais da sua mala, pese-a sempre antes de sair de casa.

3 - Manter a sua casa segura

Não há pior pesadelo do que voltar das suas férias relaxantes para entrar na sua casa e descobrir que foi roubado. Verifica duas ou três vezes todas as portas e janelas e se possível peça a um familiar ou amigo para visitar a sua casa para se certificar que está tudo em ordem, colher o seu correio e até alimentar o seu animal de estimação. São em tempos como este que talvez queira investir numa luz com temporizador.

4 - Planear a rota até ao aeroporto

Mediante a distância e as estradas que tem de percorrer até ao aeroporto, pode ter que contar com alguns atrasos. Seja porque as estradas estão fechadas para manutenção ou porque está a viajar em hora de ponta, isto são fatores que podem influenciar o seu tempo de viagem e não há nada que possa fazer. No entanto, se utilizar ferramentas como o Google Maps pode encontrar a melhor rota para a sua viagem e ainda fazer uma previsão do tempo que demora a chegar ao seu destino baseando no trânsito habitual da rota. Nestes casos, transportes públicos costumam ser mais confiáveis, mas se fizer a viagem de carro, não se esqueça de comprar estacionamento com antecedência!

5 - Banco e dinheiro no estrangeiro

Se viajar para fora do país, certamente irá precisar de outra moeda. Existem diversas empresas onde pode trocar dinheiro inclusive no seu próprio banco, ou pode ainda utilizar cartões pré-pagos como os da Mastercard. Deve ainda de contatar o seu banco em relação ao uso do seu cartão bancário fora do país, pois a sua conta pode ser bloqueada como medida de segurança em caso de atividade suspeita.

Primeira Edição © 2011