Governador lamenta morte do jornalista Audálio Dantas

31/05/2018 10:49

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Alagoas perde um de seus grandes filhos, e o Brasil dá adeus ao profissional de imprensa que se tornou exemplo para várias gerações. Audálio Dantas, alagoano de Tanque D’Arca, jornalista, escritor e poeta, é um orgulho do nosso Estado.

Foi um dos nomes mais brilhantes nas redações dos principais jornais e revistas do país em que atuou, desde os anos 50. Líder da categoria, foi presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo nos anos mais duros da ditadura e não se intimidou, denunciando o assassinato sob tortura de Vladimir Herzog no Doi-Codi. Foi o primeiro presidente eleito pelo voto direto da Federação Nacional dos Jornalistas. Repórter destemido e talentoso, premiado pela ONU e vencedor de prêmios literários e intelectuais, também publicou biografias robustas, entre elas as de Graciliano Ramos e do presidente Lula. Era também descobridor de talentos, como a favelada Carolina Maria de Jesus, que no início dos anos 60, graças a ele, conseguiu publicar seu livro Quarto de Despejo, que virou best-seller.

Guardo dele uma lembrança especial e recente. Em 2017, convidado por mim para as comemorações dos 200 anos de Alagoas, mesmo já lutando contra a doença, Audálio não abriu mão de vir à sua querida terra natal. Chegou alegre. Fez palestra, participou de debates e visitou, além de Maceió, o Sertão e a cidade de Porto Calvo. E se despediu dizendo que gostaria de escrever um livro sobre Zumbi dos Palmares.

Em nome do Governo do Estado, presto comovida homenagem a Audálio Dantas, que elevou o nome de Alagoas em todos os quadrantes por onde andou. A ele, nossa gratidão. Sua memória será honrada para sempre.

Primeira Edição © 2011