Pacientes do Ipaseal são vacinados contra influenza e pneumonia

28/05/2018 17:29

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Profissionais da equipe do Programa de Assistência Domiciliar do Ipaseal (PADI) estiveram nas residências dos usuários assistidos pelo programa, com o objetivo de vaciná-los contra gripe e pneumonia. A ação priorizou os pacientes com dificuldades de locomoção, já que a maioria não pode comparecer aos postos de vacinação, onde acontece a campanha nacional contra influenza até 1º de junho.

As vacinas foram disponibilizadas para reduzir os casos dos três subtipos vírus da gripe: Influenza B, H1N1 e H3N2, em pacientes acamados ou com pouca mobilidade. Eles também foram imunizados contra as infecções pneumocócicas, como pneumonia, menigite e otites. A vacina é a medida mais eficaz para evitar a doença e garantir a proteção das pessoas com mais risco de desenvolverem a forma grave da doença.

Segundo a coordenadora do PADI, Eveline Frota, a vacinação a domicílio foi planejada, agendada e comunicada com antecedência aos familiares dos usuários. “A receptividade e a aceitação foram excelentes por parte das famílias e dos pacientes, pois muitos deles são portadores de doenças pré-existentes e a vacina evita uma internação causada pela influenza”, explica. “Aproveitamos a oportunidade para orientar aos familiares sobre a importância da campanha nacional de vacinação contra a gripe”, conclui.

Dados do Ministério

A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 54,4 milhões de pessoas até o final da campanha. Até 24 de maio foram vacinadas 33,3 milhões de pessoas contra a gripe. 

Deste total, 27 milhões são idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto). 

De acordo com o último boletim de influenza do Ministério da Saúde até 19 de maio foram aplicadas 538.464 doses, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 67,9%.

Primeira Edição © 2011