Servidores conhecem Sistema Integrado de Educação Continuada

24/05/2018 16:20

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

A Coordenação Geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos (CGDRH) e a Coordenação Geral de Tecnologia e Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) se reuniram no auditório do Sindprev-AL para apresentar o Sistema Integrado de Educação Continuada em Saúde (SIECS/SMS), na manhã desta quinta-feira (24). O objetivo foi orientar os responsáveis sobre o uso do sistema que será uma ferramenta de gestão para a prática de Educação Continuada dos servidores da Saúde.

De acordo com o coordenador geral de TI, José Rômulo Ribeiro, esse foi um trabalho de unificação dos sistemas para uma única plataforma. “Percebemos a necessidade de unir sistemas para facilitar a gestão da Educação Continuada com a Educação Permanente, de forma que favoreça o fluxo ordenado de comunicação interna e externa da SMS”, explicou.

Voltado para a coleta, o armazenamento, processamento e transmissão de dados da Educação Continuada e Permanente, o SIECS/SMS pretende facilitar o planejamento, desenvolvimento, acompanhamento, monitoramento e avaliação dos processos de educação. A plataforma foi idealizada como forma de facilitar a praticidade no acesso e acompanhamento dos eventos.

Na ocasião, foi apresentada a metodologia do SIECS/SMS que funcionará por módulos distintos que compreendem o Levantamento da Necessidade de Treinamento (LNT), o Cadastramento dos Eventos, a Inscrição em Eventos, Cadastro e Geração de Certificado e Relatórios. Em relação ao acesso, ele se dará por meio de senhas disponibilizadas aos Diretores, Coordenadores e Gerentes, conforme a função na plataforma.

Para a enfermeira da Gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/AIDS), Maria do Carmo, essa é uma oportunidade de dar maior visibilidade à gestão. “Com a unificação dos eventos nessa plataforma, as pessoas poderão analisar qual o curso é mais importante e podem se inscrever de acordo com sua necessidade”, disse.

O próximo passo será o desenvolvimento de uma normativa e divulgação dos prazos para a realização do cadastro das capacitações. Além disso, os eventos irão acompanhar o cronograma anual de cada coordenação, de forma que seus objetivos impactem no aumento dos indicadores da saúde.

Primeira Edição © 2011