Saúde qualifica atendimento a vítimas de violência

24/05/2018 16:17

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

Com o objetivo de qualificar as equipes multiprofissionais que atuam nas unidades básicas de saúde para o atendimento de vítimas de violência doméstica e sexual, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) e do Grupo de Trabalho pela Paz (GT da Paz), promoveu o terceiro módulo da Capacitação para o Enfrentamento à Violência Sexual e Doméstica na Saúde. A capacitação foi realizada nessa terça-feira (22), no auditório da Polícia Federal, em Jaraguá.

“Estamos trabalhando para melhorar a rede de cuidados para as vítimas de violência, assegurando, na atenção básica do município, o atendimento adequado e humanizado às vítimas deste tipo de situação”, afirmou a representante do DAS e coordenadora do GT da Paz, Roseane Andrade.

Direcionada aos profissionais da rede de cuidados das unidades de saúde – composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, farmacêuticos e assistentes sociais –, a capacitação focou nos seguintes temas: “Casos de Violência com Incidência da Lei Maria da Penha”, apresentada pela promotora Maria José Alves da Silva; “Impacto e Desafios da violência na Saúde da Pessoa Idosa”, que teve como palestrante Elizabeth Toledo de Lima, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e “Impacto e Desafios da Violência na Saúde do Homem”, abordado pelo palestrante João Augusto Fracchinetti dos Santos.

Uma nova etapa da capacitação realizada pelo GT da Paz,  que reúne representantes das mais diversas áreas técnicas do município, está agendado para o dia 05 de junho, no mesmo local. A ideia é contemplar as unidades de todos os distritos sanitários da capital.

Primeira Edição © 2011