Vida Nova nas Grotas chega à comunidade do Grutão

Moradores tiveram acesso a serviços de promoção da saúde e exames preventivos

23/05/2018 17:13

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Os moradores da Grota do Grutão, localizada entre os bairros da Gruta de Lourdes e Murilópolis, receberam, nesta quarta-feira (23), a equipe de saúde do projeto Vida Nova nas Grotas. As ações, desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) das 8h às 14h, disponibilizaram informações e exames à população.

Os habitantes do Grutão atualizaram o calendário vacinal e fizeram aferição de pressão e glicose, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B e C. Houve distribuição de preservativos e hipoclorito de sódio, além da realização de palestras e orientações sobre saúde bucal e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).  

De acordo com a coordenadora do projeto, assessora técnica Elma Araújo, essas ações, incluindo a identificação e combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti, são de grande importância, porque levam serviços e informações sobre saúde.

“Os moradores das grotas estão tendo acesso a exames e informações que podem fazer a diferença entre a vida e a morte, como a detecção do vírus HIV e aferição das taxas de glicose e pressão”, explicou Elma Araújo.

Após a realização dos testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C, cuja entrega do resultado ocorre em 30 minutos, os usuários identificados com infecções são encaminhados para aconselhamento com profissionais treinados.

“O diagnóstico precoce possibilita o início do tratamento, o que aumenta as chances de sucesso do procedimento, além de diminuir sequelas e os índices de contágio”, destacou a coordenadora.

A moradora Elenira dos Santos, de 49 anos, recebeu vacinas contra a gripe e tétano e foi orienta sobre saúde bucal. “Aprendi muito e ainda recebi vacinas que irão garantir minha saúde”, disse a moradora, agradecida pelos benefícios levados pela Sesau.

A estudante Larissa Emanuelle, de 9 anos, mostrou-se fascinada com as explicações do supervisor de endemias, Antônio Reis, que explicou o ciclo reprodutivo da Aedes aegypti. “Já tinha estudado o assunto na minha escola, mas pude aprender, ainda mais, sobre como me prevenir e ajudar a todos na minha comunidade”.

O projeto Vida Nova nas Grotas é desenvolvido pelo Governo de Alagoas, em parceria com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). Suas ações envolvem todas as secretarias de Estado na promoção de acessibilidade e mobilidade urbana, inclusão social, desenvolvimento econômico, saúde, educação, entre outras áreas.

Primeira Edição © 2011