Projeto Mãos à Massa conclui turma de oficina de culinária

22/05/2018 15:46

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

O Mãos à Massa entregou, nesta terça-feira (22), os certificados a 30 alunos da oficina culinária de mais uma edição do projeto idealizado pela primeira-dama de Maceió, Tatiana Palmeira.

O curso é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e oferta oficina de culinária e de manuseio de alimentos. O objetivo da atividade é gerar renda para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Durante as duas aulas ofertadas para cada turma, os alunos participam de dois momentos: um teórico e outro prático. A teoria é repassada pela nutricionista da Coordenação de Nutrição da Semas, Vanessa Freitas, com orientações sobre cuidados de higiene pessoal e os manuseios dos alimentos. Já a parte prática é conduzida pela culinarista Lourdinha Araújo, que ensinou receitas caseiras e juninas.

Esta edição do projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), que realizou as inscrições do projeto e vai inserir os alunos no cadastro do Sine. As três turmas ofertadas pela Prefeitura de Maceió já foram preenchidas e vão beneficiar 90 pessoas.

“Através da produção das receitas que foram ensinadas e também a utilização correta desses alimentos, os alunos podem vender, procurar empregos na área e assim gerar um dinheiro sobre o que eles investiram”, destacou a nutricionista

Alexiana Caetano está participando do Projeto pela terceira vez. “Já participei do projeto, mas dessa vez estou à procura de emprego e é uma ótima oportunidade para aprender mais sobre culinária e correr atrás de algo. Aprendi várias receitas, quero colocar em prática já”, disse.

Ao final das aulas, os alunos são contemplados com um certificado de “Oficina de Culinária Junina e palestras sobre Higienização e afins”, com duração de 6h, ofertado pela Semas e também um kit de produtos juninos doados pela Sococo.

A culinarista Lourdinha Araújo destacou a importância do Projeto. “São 40 anos de profissão e uma ação desse porte é maravilhosa. Hoje em dia as pessoas têm acesso a receitas pela internet, revistas, mas ao vivo é diferente. Basta agora eles colocarem em prática e irem testando o que funciona e o que não funciona. Foi um orgulho ter ensinado a esses alunos”, afirmou.

A aluna Cidia de Almeida trabalha voluntariamente no Lar São Domingos e gosta bastante de culinária. “É a primeira vez que faço algo profissional sobre culinária e aprendi bastante. Foi muito válido e, com fé em Deus, irei continuar essa produção na minha casa”, contou.

As próximas turmas do Mãos à Massa continuam nas próxima semanas, no Lar São Domingos, localizado no bairro de Mangabeiras.

Primeira Edição © 2011