Controladoria traz projeto Social para Maceió

Evento acontece no dia 29, em parcerias

22/05/2018 15:44

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

A Controladoria-Geral do Estado (CGE), em parceria com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, (CRCAL), lançam em Maceió o projeto Abraçando o Controle Social, no Talk Show Contabilizando Atitudes, Multiplicando Boas Práticas. O evento será realizado no próximo dia 29, no Hotel Best Western Premier, na Pajuçara, em Maceió.  As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo site http://crcal.org.br/v4/?page_id=4364.

Com o trabalho desenvolvido pela Controladoria, Alagoas conquistou o 1º lugar no ranking da Escala Brasil Transparente (EBT) do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União. Agora, a CGE visa, com o projeto Abraçando o Controle Social, conscientizar os profissionais da contabilidade e os gestores de Controle Interno sobre a importância das ferramentas e dos mecanismos de controle social disponibilizados pelo governo, como por exemplo, o Portal da Transparência.

A Controladora-geral do Estado, Maria Clara Bugarim, explica que a idéia é orientar estes profissionais para que se tornem agentes multiplicadores de boas práticas, contribuindo com a gestão pública municipal, estadual e federal e, assim, com a sociedade, no acompanhamento dos serviços prestados e das contas públicas.

“Quando nós falamos em abraçar o controle social, levantamos uma discussão maior que é poder conscientizar os gestores da necessidade de transparência na administração pública. E só podemos fazer isso se tivermos conhecimento e utilizarmos as ferramentas de controle social disponíveis para todos os cidadãos para aproximar ainda mais o Governo da sociedade, estimulando o acesso à informação”, destacou, Maria Clara.

Na oportunidade, será lançado também o primeiro Sistema Eletrônico de Ouvidorias do Estado de Alagoas. O evento contará com a presença do Ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner , do Presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zumir Brêda, e do ouvidor-geral da União, Gilberto Waller Junior.

O evento conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON), da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI), do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU) e da Escola de Contas do TCE-AL.

Primeira Edição © 2011