Procon mostra aos ressocializandos como driblar as dificuldades e ter sucesso profissional

19/05/2018 16:14

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Motivar, despertar novas ideias, resistir às tentações, mostrar que é possível reinventar um projeto de vida. Mais do que uma palestra motivacional, os internos do Núcleo Ressocializador da Capital (NRC) e da Unidade Prisional Feminina Santa Luzia, tiveram dois dias inesquecíveis para construir uma vida de sucesso no âmbito familiar e profissional.

Em uma ação inovadora, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL) em parceria com a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) levaram o Núcleo de Atendimento aos Superendividados (NAS) e o empresário Thiago Careca para a unidade feminina Santa Luzia, na última  quarta-feira (16) e para o NRC, nesta sexta-feira (18). 

O NAS deu orientações sobre gestão financeira familiar, afim de educar e incentivar os reeducandos e seus familiares a gerenciar suas finanças e ter conhecimento dos seus direitos como consumidor.

Já na palestra do empresário Careca, com irreverência e perspicácia, ele mostrou sua trajetória de superação no ramo empreendedor e demostrou que os reeducandos podem abraçar a nova chance dada e recomeçar.

A iniciativa começou na quarta (16) contemplando as internas do Presídio Santa Luzia. O diretor presidente do Procon, Galba Netto, reiterou o exemplo do empresário. “Levamos a experiência de alguém que começou do zero e hoje é tido como um profissional motivador de sucesso”, comentou Netto.

Ao relatar o ‘sucesso por trás da maionese’, Careca lembrou que todos merecem uma segunda chance e ajudar o próximo é imprescindível. “Não foi fácil, mas agarrei as oportunidades e graças a Deus venci na vida. Busco ajudar, ser inspiração. A persistência é fundamental para o crescimento”, ponderou Careca.

O chefe de Gabinete da Seris, Éder Correia, abordou as múltiplas possibilidades para ter um futuro digno. “Acreditamos na ressocialização dos internos. Planejamos iniciativas com amor e carinho. Na ação de hoje mostramos que com educação e empreendedorismo sonhos viram realidade”.

Ao final do evento, o apenado Arthur Melo falou da satisfação em somar conhecimento no Núcleo. “Todos nós ficamos gratos com os relatos motivacionais. Tenho consciência que é possível vencer o preconceito e fazer a diferença. Aqui, estamos em constante aprendizado para transmitir bons valores”.

Educação financeira

A psicóloga do Procon, Mariana Gaia ainda proferiu uma palestra sobre gestão familiar e financeira. “Todos os dias temos uma nova chance. Por isso, é fundamental aprender com as experiências que antecederam nossa atual condição, e assim superar os obstáculos e ter sucesso profissional”, reafirmou Mariana.

Primeira Edição © 2011