Gabinete Civil encerra Curso de Preservação de Acervos

Intuito é potencializar a importância dos arquivos públicos na sociedade, bem como apresentar aspectos gerais dos acervos

17/05/2018 07:53

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O Gabinete Civil do Estado de Alagoas encerra nesta quinta-feira (17) o III Curso de Organização e Preservação de Acervos Arquivísticos. A ação foi direcionada a servidores do Arquivo Público de Alagoas (APA), aos responsáveis pelos arquivos setoriais do Governo do Estado e gestores dos Arquivos Públicos Municipais.

O intuito da ação é potencializar a importância dos arquivos públicos na sociedade, bem como apresentar aspectos gerais de arquivos, seu funcionamento, conceitos, entre outras características. Os participantes tiveram noções de como se esquematizam os mais modernos meios e técnicas de arquivamento, além da aplicação de técnicas de conservação preservação e guarda dos acervos.

Iniciado desde o dia 14 de maio, o curso termina nesta quinta-feira com o facilitador André Molina, especialista em Gestaõ de Documentos (GED), Logística de Sistema e Gerenciamento de Projetos, bem como Gestão de Documentos Eletrônicos.

O curso ocorreu no horário entre 8h e 12h, no Arquivo Público de Alagoas, com carga horária de 20 horas e tem o apoio do Arquivo Central da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Atribuições

O Arquivo Público de Alagoas é responsável pela guarda, conservação preservação e disseminação de toda documentação administrativa e histórica do Estado de Alagoas a partir do século XVIII até os dias atuais. É responsável pela coordenação do Sistema Estadual de Arquivos, cuja principal missão é orientar os órgãos do governo e gestores municipais quanto à instalação, guarda, preservação e descarte dos documentos.

“Foi um evento de suma importância porque o Arquivo Público, responsável pela organização, tratamento, armazenamento, recuperação e acesso aos arquivos e documentos físicos e eletrônicos, potencializou aos participantes o conhecimento e uso das normas de classificação e tabelas de temporalidade; preservação de acervos, além de esclarecer sobre as políticas de proteção das coleções”, destaca Wilma Nóbrega, superintendente do Arquivo Público e uma das facilitadoras do curso.

Primeira Edição © 2011