Creas realiza ações sobre abuso e exploração sexual

17/05/2018 15:53

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Como forma de alertar e orientar a população, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Benedito Bentes realizou ações de combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes. O Creas é um equipamento social da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) que atende famílias e pessoas que tiveram seus direitos violados de alguma forma.

A psicóloga do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), Poliana Amorim e  a educadora social, Manoela Moreira, escolheram  abordar o tema em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil, comemorado nesta sexta-feira (18).

A primeira ação foi realizada nas Unidades de Saúde da Família (USF), que abrangem o território do Bendito Bentes e também na UPA da região, onde a equipe realizou a divulgação da campanha, informando e orientando como as famílias e os menores podem reconhecer se estão em situação de risco e como buscar ajuda.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Celiany Rocha, a denúncia é fundamental para o esclarecimento dos crimes e para a punição dos culpados. “É importante que a população seja informada sobre os crimes de violação sexual e saibam como podem fazer essa denúncia”, destacou.

A psicóloga e a educadora estiveram presentes também na Casa Betânia, que atende mulheres dependentes químicas, realizando uma roda de conversa sobre violência sexual. Já na Unidade de Acolhimento Institucional Acolher, que acolhe crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, a equipe falou do tema por meio de palestra e uma apresentação teatral com fantoches.

Para encerrar, em parceria com a Guarda Municipal, com o projeto “A Guarda Faz Escola”, o Creas realizou mais uma palestra sobre o tema na Escola Municipal Olavo Bilac.

Em todas as ações foram realizadas a divulgação e apresentação dos serviços oferecidos pelo Creas Benedito Bentes. Para mais informações, o Creas Benedito Bentes está localizado no Conjunto Selma Bandeira, Rua C, no bairro do Benedito Bentes.

Primeira Edição © 2011