Casal leva conscientização sobre esgoto

Estande disponibilizar material educativo e informações

16/05/2018 10:18

A- A+

Agência Brasil

compartilhar:

Quem visitar o Maceió Shopping a partir desta quinta-feira (17) terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre como funciona e o que pode ser feito para evitar danos à rede coletora de esgoto da capital. É que a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) terá um estande para divulgar atividades relacionadas ao tema “Inimigos do Esgoto – Esgoto não é lixo” até o próximo domingo (20), no horário normal de funcionamento do shopping.

A ação pretende disponibilizar informações e orientações para adultos sobre a importância da rede coletora de esgoto na cidade, quais são os benefícios para a manutenção da saúde, para a qualidade de vida e para o meio ambiente. Já às crianças serão oferecidas atividades lúdicas para combater os principais inimigos do esgoto, que são materiais que não devem, de forma alguma, ser lançados nas redes coletoras.

Segundo a assessora de Marketing e Relações Institucionais da Casal, Rejane Mércia, boa parte do material que será distribuído apresenta esses inimigos. “Os mais comuns – e que não devem ser lançados na rede – são o óleo de cozinha, fios de cabelo, fio dental, restos de comida, absorvente, preservativo, garrafa pet, fraldas descartáveis, sacolas plásticas e óleo lubrificante. Boa parte desses materiais deve ser jogada no lixo e não na rede coletora de esgoto”, explicou a assessora. O estande vai ficar ao lado da escada-rolante, em frente à loja Renner.

Todos esses materiais, conforme alertou Rejane Mércia, podem entupir ou diminuir a vida útil das redes de esgoto. “Por isso, é preciso usá-las da forma correta”, acrescentou.

Atualmente, cerca de 37% da cidade Maceió possuem rede coletora de esgoto e, de acordo com o presidente da Companhia, a meta é chegar a 70% nos próximos dois anos. “Isso será possível com as obras que já estamos realizando na região do Tabuleiro do Martins e na região do Farol”, pontuou Clécio Falcão.

Segundo ele, no Tabuleiro, a obra ocorre por meio de uma Parceria Público-Privada com a empresa Sanama. O investimento deve chegar a R$ 200 milhões, beneficiando, aproximadamente, 160 mil pessoas. Vários bairros serão contemplados, incluindo o Benedito Bentes, onde já começaram as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para atender à região.

No Farol, as obras são executadas pela empresa Sanema, por meio de um contrato de Locação de Ativos. O investimento previsto é de R$ 185 milhões, beneficiando 200 mil pessoas de diversos bairros do entorno. Tanto a implantação da rede coletora quanto a obra da ETE já começaram. A unidade está sendo erguida num local por trás do quartel do Exército.

Primeira Edição © 2011