Sesau promove atividades na semana de comemoração à luta antimanicomial

15/05/2018 07:51

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Em alusão ao Dia de Luta Antimanicomial, que ocorre na próxima sexta-feira (18), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá promover diversas atividades ao longo desta semana. Com o tema ‘Há tanta vida lá fora...’, a ação visa ampliar a Rede de Atenção Psicossocial (Raps), com o propósito de resgatar a autonomia e o exercício da cidadania dos portadores de transtornos mentais.

Nesta terça-feira (15), às 9h, no auditório do Centro Universitário Tiradentes (Unit), em Maceió, será realizada uma roda de conversa sobre o tema ‘Percurso Histórico da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial: Desafios e Avanços’.

Além da palestra de diversos profissionais, os usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Maceió irão relatar suas experiências de vida. E o coral do Caps Noraci Pedrosa irá emocionar o público com um repertório musical diverso.

Na quarta-feira (16), às 9h, o tema também será debatido na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), seguida da apresentação do Grupo de Teatro do Oprimido, do Caps Casa Verde.

Às 9h da quinta-feira (17), no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), haverá o I Encontro de Saúde Mental e de Enfermagem, cujo evento será dividido em dois momentos.

No primeiro, será feita uma mesa de discussão, que contará com a participação da Supervisão de Atenção Psicossocial (Suap/Sesau), com exposição acerca da Portaria 3.588, que altera as Portarias de Consolidação n° 3 e n° 6, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre a Raps. Enquanto no segundo momento, haverá palestras e apresentação cultural do grupo de Capoeira do Caps Luiz da Rocha Cerqueira, do bairro Serraria. O evento será realizado na Escola de Enfermagem e Farmácia da Ufal (Esenfar).

Ações Educativas

Na sexta-feira (18), data que marca, o Dia Nacional de Luta Antimanicomial no Brasil, Os Caps do Estado promoverão ações assistenciais e educativas, palestras, panfletagem e apresentações culturais na Rua do Comércio, em Maceió, das 9h às 16h. O evento contará com a participação das áreas técnicas da Sesau e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)  além de diversos órgãos e instituições parceiras.

Também haverá apresentações culturais daOrquestra da Guarda Municipal de Maceió; do Teatro do Oprimido do Caps Casa Verde, da Uncisal; do Batuque do Mundaú (Consultório de Rua), da SMS; dos repentistas do Caps Dr. Manuel Sabino Costa, de Cajueiro; do Coral do Caps Noraci Pedrosa, da SMS; do grupo de Capoeira do Caps Luz da Rocha Cerqueira, da Serraria; além de exposição de peças artesanais do Caps Dr. João Cabral Toledo  ‘Espaço Nova Vida’, de Capela.

Primeira Edição © 2011