Sesau vai promover Simpósio sobre a Rede de Oncologia de Alagoas

Evento acontece no dia 22 deste mês, no auditório do Hospital Universitário de Maceió

14/05/2018 16:53

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Idealizado com o propósito de promover a qualificação profissional das equipes que atendem pacientes com câncer e seus familiares, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) irá realizar o II Simpósio Multidisciplinar da Rede de Oncologia de Alagoas. O evento irá ocorrer no dia 22 deste mês, a partir das 7h30, no auditório do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, no bairro Cidade Universitária, em Maceió.

O evento vai tratar de temas relacionados à promoção da saúde, prevenção, diagnóstico precoce e tratamento oportuno, incluindo o cuidado com os pacientes que se encontram em estado terminal e que, portanto, necessitam de cuidados paliativos. Segundo a supervisora de Condições Específicas da Sesau, Fernanda Santos, a rede de assistência segue o Plano Estadual de Oncologia, que delimita quais as responsabilidades de cada gestor.

“Com isso, ampliamos a acessibilidade e resolutividade do sistema, assegurando que o diagnóstico ocorra em tempo oportuno, o tratamento seja eficiente e as chances de cura aumentem. O diagnóstico de câncer é muito complexo para o paciente e a rede bem estruturada é de fundamental importância para reduzir os danos causados à saúde”, salientou Fernanda Santos.

Programação:

O II Simpósio Multidisciplinar da Rede de Oncologia de Alagoas terá inicio às 7h30, com a mesa de abertura composta por representantes da Sesau, Conselho de Secretárias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), Hospital Universitário (HU) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Durante a manhã serão tratados assuntos como a Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas, cuidados paliativos, dinâmica familiar, suporte social e nutrição. Já no segundo horário, os presentes assistirão a palestras sobre reabilitação, cuidados e prioridades do paciente no ambiente hospitalar, além da identificação e antecipação de conduta com o paciente paliativo.

O simpósito será concluído às 17h, com a realização de uma mesa-redonda com os profissionais participantes. “Trata-se de uma oportunidade imperdível para os que militam na área possam atualizar seus conhecimentos, trocar experiências e aprender cada vez mais sobre suas áreas de atuação”, destacou Fernanda Santos.

Primeira Edição © 2011