Semana do Turismo e Hospitalidade é aberta

Os estudantes conhecerem detalhes do trabalho

08/05/2018 17:40

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Compartilhar conhecimento e trocar experiências. Foi com esse intuito que a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) aceitou o convite para abrir a Semana do Turismo e Hospitalidade (Seturh) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), no campus Maceió, no bairro do Poço.

A palestra ‘Alagoas é o lugar: turismo, desenvolvimento e sustentabilidade’, ministrada pela turismológa e gerente de Apoio à Comercialização da Sedetur, Margarita Arieta, reuniu cerca de 200 estudantes no auditório Oscar Sátyro, na noite da última terça-feira (7).

Os estudantes conhecerem detalhes do trabalho da Sedetur e as estratégias de atuação para o fortalecimento e promoção nacional e internacional do Destino Alagoas. A estudante do quarto período do curso de Gestão de Turismo e Hotelaria, Dayana Melo, conta que a palestra foi enriquecedora.

“A palestra foi muito enriquecedora para minha formação na área turística. O conhecimento que ela apresentou vai ser de grande valia; nos deu uma perspectiva sobre a realidade da profissão, do mercado de trabalho e do trabalho das instituições públicas em prol do turismo, ainda mais num Estado tão rico como o nosso”, disse a estudante.

Para Margarita Arieta, a oportunidade aproxima a instituição dos estudantes e comunidade. “É muito gratificante poder vir ao encontro dos estudantes e trocarmos experiências e conhecimento. Os alunos de Gestão de Turismo tiveram a oportunidade de entender melhor nossas estratégias de promoção nacional e internacional do Destino”, contou Margarita Arieta.

Já para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, o encontro é essencial para fomentar a qualificação técnica no setor do turismo.

“A falta de profissionais qualificados é uma das maiores demandas do trade turístico alagoano. Por isso é tão importante que esses encontros entre Governo e comunidade acadêmica aconteçam, para que esses estudantes possam compreender melhor as possibilidades ofertadas pela cadeia produtiva do turismo. Uma qualificação na área do turismo é um diferencial e tanto para a conquista de uma boa oportunidade no mercado de trabalho. Já inauguramos três hotéis este ano só na capital e temos mais dezessete em construção no Estado. Toda essa demanda na hotelaria irá gerar novas oportunidades e é essencial que os jovens estejam preparados para este mercado que só expande em Alagoas”, explica o secretário Rafael Brito.

A Semana

Até o dia 11 de maio, a Semana do Turismo e Hospitalidade traz ainda outras palestras e debates sobre a importância do idioma na formação do profissional de turismo, hospitalidade, gastronomia, transporte e mobilidade, e socialização de experiências de intercâmbio, incluindo visitas técnicas a alguns dos principais hotéis da capital alagoana.

Primeira Edição © 2011