Programa de Órtese e Prótese comemora o Dia das Mães

07/05/2018 18:18

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

Em comemoração ao Dia das Mães, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa de Órtese e Prótese (POP) do Centro Especializado em Reabilitação (CER), promove, nesta terça-feira (8), mais um encontro mensal com o grupo de pacientes ostomizados, atendidos pelo programa no PAM Salgadinho. A ação, realizada em parceria com a Associação dos Ostomizados de Alagoas (Assoal), acontece no Salão da Igreja Nossa Senhora do Carmo, no bairro do Poço.

Segundo a coordenadora do CER, Manoela Broad, o Centro POP do município atende, atualmente, mais de 200 pacientes ostomizados. “Nessa ocasião, especificamente, a dinâmica da reunião mensal será diferente. Os pacientes participarão de um momento de confraternização com nossa equipe e a Assomal e depois retornarão ao PAM para receberem as bolsas de colostomia, como acontece nas primeiras terças-feiras do mês, ao longo do ano”, explicou.

Durante as reuniões mensais, os usuários participam de palestras educacionais junto aos profissionais de saúde que atuam na coordenação do programa levando informações sobre os cuidados que se devem tomar com as bolsas – como lavar, como trocar – e têm todo o acompanhamento com a equipe especializada, como enfermeiras, psicólogas, nutricionistas e assistentes sociais.

O Programa, implantado em 1993 pela SMS, tem como objetivo proporcionar e garantir assistência integral dos ostomizados, por meio de ações que estão inseridas no âmbito do SUS. Ele oferta toda a orientação e acompanhamento necessário, não só em relação à aceitação da nova situação, mas na utilização, substituição e uso adequado dos acessórios pelos usuários ou cuidadores, no caso daqueles pacientes acamados.

Primeira Edição © 2011