Lançamento da Abertura do São João Nordestino

Já começou a maior festa popular do Brasil depois do carnaval

05/05/2018 21:34

A- A+

Hugo Taques

compartilhar:

O São João é a maior festa popular do nordeste e a cada ano começa mais cedo, já nos primeiros dias de maio encontramos nos calendários de festas diversos eventos relacionados em  homenagem  a Santo Antônio,  São João e São Pedro,  que tem seu ápice em junho e vai julho afora.

O São João do Nordeste tem uma importância significativa na economia nordestina com a movimentação do turismo e o estado de Alagoas vem, a cada ano, aumentando investimentos, em todos os setores,  para receber a demanda interna e externa de turistas. Campina Grande (PB), Caruaru (PE) e Mossoró(RN) ainda detêm os títulos de maiores “São João do Mundo”, são megas estruturas  para shows e atrações que atraem multidões durantes todos os dias dos três meses de comemorações.

O maceioense também festeja muito o São João, é a época onde as comidas típicas, como a  pamonha,  curau,  cuscuz, tapioca, canjica,  bolo de milho, milho cozido, arroz doce,  cocada, pé de moleque, paçoca, bolo de tapioca, de fubá. etc., tem lugar de destaque em suas mesas e até em festas e restaurantes. À vésperas dos dias dos santos, Santo Antônio (13/06), São João (24/06) e São Pedro (29/06), ainda é tradição de muitas famílias do interior e bairros populares acenderem fogueiras em suas portas, já nas áreas de maior concentração de edifícios/condomínios  residenciais quase não se vê essa prática. Os arraiás, concursos de quadrilhas e de bois se espalham pela  cidade  e levam milhares de pessoas para as palhoças montadas nos bairros.

A alegria se espalha pelos quatro cantos, tudo ganha cores e cheiros de festa junina e o vento leva suave o animado ritmo do trio de forró. A sanfona, zabumba e triângulo são os instrumentos típicos dos festejos juninos.

Neste sábado ( 05 maio) o empresário do setor de eventos, Dinho Lopes, ofereceu um farto e saboroso café da manhã com pratos típicos do restaurante Bodega do Sertão,  reunindo imprensa, convidados  e diversos músicos e trios de forró, para  lançamento da abertura do São João do Nordeste em Alagoas e comemoração dos 60 anos do Trio Nordestino. Foi o evento com maior número de sanfonas por m² que já vi. A festa já começou, se avexe não e bora comemorar.

Primeira Edição © 2011