Iluminação: Isentos passam de 96 mil em março

05/05/2018 15:06

A- A+

SIMA

compartilhar:

No último mês de março, mais de 96 mil famílias de baixa renda em Maceió foram beneficiadas com a isenção da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (Cosip). O número é abaixo do registrado em fevereiro (102.616), mas superior ao de março de 2017 (85.725), segundo os dados registrados pela Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima).

O percentual de isentos da Cosip é de 28,20% de consumidores residenciais registrados em toda a capital de Alagoas. Das 342.847 famílias, 96.677 foram beneficiadas com a isenção em Maceió.

A Cosip é o imposto que garante a iluminação de Maceió, bancando o custo de novas luminárias e a manutenção das mais de 71 mil já instaladas em toda a capital alagoana. Ela vem junto com a conta mensal de luz, e os usuários que consomem menos de 60 Kw ganham a isenção da taxa. Não é necessário se cadastrar, o desconto já vem automaticamente na conta de luz.

O superintendente da Sima, Frederico Lins, falou da importância da isenção, um dever social do poder público. “Vivemos em um estado onde o cidadão tem a segunda menor renda per capita mensal do Brasil. É exatamente essa parte da população que buscamos auxiliar, o que ele economiza na conta de luz auxilia no comércio, gerando renda, movimentando a economia. Não existe perda para o município, mas sim um enorme ganho”.

Sobre a diminuição em comparação ao mês anterior, Frederico Lins lembrou que a taxa já é bem superior à mesma de isentos do ano passado. “O benefício sempre terá uma flutuação, mas temos mantido a taxa de isenção na casa das 100 mil famílias, pessoas que realmente necessitam do desconto que faz falta no final do mês. E a Prefeitura de Maceió, através da Sima, segue investindo cada vez mais na iluminação da nossa cidade, em corredores de transporte, praças, conjuntos residenciais, avenidas, logradouros. E mais investimentos virão este ano”, garante o gestor.

Primeira Edição © 2011