V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é emplatada

Objetivo é mobilizar estudantes a realizarem projetos preservacionistas

02/05/2018 16:15

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Com intuito de promover a discussão sobre o cuidado com a água entre os jovens, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc)realiza esta semana a V Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente em Alagoas. O evento começa nesta quinta-feira (3), no Espaço Cultural Linda Mascarenhas, com a presença da secretária de Estado da Educação, Laura Souza, e segue até sexta-feira (4), no Centro de Formação Ib Gatto Falcão (Cenfor), no Cepa.

Desde o início de abril, estudantes de escolas estudais, municipais, privadas, comunidades quilombolas, indígenas e assentamentos rurais vêm realizando projetos com temáticas socioambientais.

Essas ações construídas pelos estudantes visam minimizar impactos ambientais de um jeito relevante para sua comunidade escolar. Antes da etapa estadual, os trabalhos passaram por conferências escolares e regionais”, explica a gerente de Modalidades e Diversidades da Educação Básica, Fátima Rebelo.

Na Conferência Estadual, cerca de 30 projetos e seus respectivos delegados – o aluno que representa o projeto e seu suplente –serão apresentados e submetidos à eleição. Os próprios estudantes vão votar e eleger o projeto que representará Alagoas na Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em Brasília.

Conferência Nacional

A Conferência Nacional é o encontro nacional das delegações estaduais para realização de oficinas, atividades culturais e diálogos sobre o tema  ‘Água’, a partir dos projetos de ação selecionados nas etapas estaduais e distrital.

O evento acontece em junho, em Brasília, e contará com, aproximadamente, 460 delegados e delegadas, entre 11 e 14 anos, de todo o país.

PROGRAMAÇÃO 

Quinta-feira, (03/05) – Teatro Linda Mascarenhas

16 às 17h – Apresentações culturais e artísticas

17 às 18h – Mesa de abertura – autoridades da Seduc e demais instituições

18h às 18h30 – Palestra: ‘Água: Fonte de vida e problemas’ - Fernando Veras (Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Marechal Deodoro)

Sexta-feira (04/05) – Centro de Formação de Professores – Cenfor

8h30 – Credenciamento

9 às 12h – Apresentação dos trabalhos escolhidos nas Conferências Regionais

Sala 1 – 1ª, 2ª e 3ª Geres

Sala 2 – 4ª, 5ª e 6ª Geres

Sala 3 – 7ª, 9ª e 11ª Geres

Sala 4 – 8ª, 10ª, 12ª e 13ª Geres

Auditório – Projetos: indígenas, quilombolas e assentamentos rurais de todas as Gerências Regionais

12 às 14h – Almoço

14 às 17h – Auditório do Cenfor - Plenária para a escolha do trabalho e dos delegados que irão para a Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.

Primeira Edição © 2011