Operação Inverno leva serviços a regiões de Maceió

02/05/2018 16:22

A- A+

Ascom Semds

compartilhar:

Contando com a integração das secretarias de serviço da Prefeitura de Maceió, a Operação Inverno tem levado serviços operacionais a diversas regiões da capital, sobretudo nas áreas de risco, com a execução de ações de infraestrutura, limpeza urbana e assistência social para garantir o atendimento à população. Com uma programação diária e intensa, o trabalho nas ruas da capital segue a força-tarefa deflagrada ainda no mês de janeiro pela gestão municipal para minimizar os danos causados nos quatro meses em que a chuva tende a ser intensa, com período denso entre os meses de abril e agosto.

A Operação Inverno é coordenada pela Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil, que faz parte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds). Conforme avaliação do órgão, a quadra chuvosa de 2018 tem sido uma das mais rígidas em relação ao volume de chuva registrado em Maceió, comparando este período aos últimos cinco anos. “Encerramos abril com um alto volume de chuva. O esperado era de 207 milímetros, mas os pluviômetros registraram 453 mm, número que é 135% acima do previsto para o mês. O balanço pluviométrico também nos mostrou outro dado: neste primeiro quadrimestre, choveu em Maceió 51% do total esperado para os 12 meses do ano”, diz o titular da Defesa, Dinário Lemos.

Com este volume de chuva, uma das ocorrências mais comuns é o registro de alagamentos nas vias públicas. Para minimizar a situação e prevenir novos acúmulos de água, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) executa uma programação diária com ações voltadas à limpeza e desobstrução de bocas de lobo e galerias de água pluvial. Nesta quarta-feira (02), as equipes do órgão estão trabalhando na recuperação e desobstrução de galerias nas avenidas Brigadeiro Eduardo Gomes (Cruz das Almas), Comendador Leão (Jaraguá), Íris Alagoense (Farol) e na Rua Santos Pacheco, no Centro da cidade.

Nesta semana, entre segunda-feira (30) e ontem (1º), as equipes da Seminfra também estiveram com serviços na Rua Bela Vista (Fernão Velho), Via Expressa, Avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima (Tabuleiro e Farol) e a Avenida Silvio Viana (Ponta Verde). Para o gestor da pasta, Ib Brêda, o grande volume de água, junto com o lixo descartado nas ruas, prejudica as galerias de água pluvial e gera os transtornos para a população.

“As chuvas fortes estão caindo na capital e precisamos contar com a colaboração da população no que diz respeito ao descarte irregular de lixo. Tudo o que é jogado na rua é empurrado pelas águas até os bueiros, impossibilitando o escoamento normal da água. Estamos identificando esses pontos de alagamento e agindo com a manutenção”, ressalta o secretário municipal de Infraestrutura.

A Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum) também colabora, de forma ampla, com a atuação da Operação Inverno nas ruas em operações diárias. Um dos trabalhos que estão sendo executados nesta semana é a limpeza do Riacho do Silva, em Bebedouro, que recebe uma nova etapa da ação que busca retirar os resíduos descartados irregularmente pela população, evitando o escoamento do lixo ao mar durante os dias de chuva. A programação contempla, ainda, ações na escadaria da Gruta do Padre, em Bebedouro, na Chã da Jaqueira e no Conjunto Virgem dos Pobres.

Contenção

Agentes da Slum também colaboram com a instalação das lonas em áreas de risco, serviço que é direcionado pela Defesa Civil e já contemplou mais de 20 áreas de risco com 1600 metros quadrados do material plástico. Os locais são escolhidos conforme o monitoramento da Defesa Civil e conta com o apoio da própria comunidade por meio dos Núcleos de Defesa Civil Comunitária (Nudecs), que auxiliam o órgão nas ações preventivas e emergenciais agindo como interlocutores entre a população e o poder público.

“Este é um trabalho preventivo que minimiza a possibilidade de deslizamentos nos dias de chuva intensa. A instalação das lonas segue o planejamento já adotado em anos anteriores, com atenção especial por conta da quadra chuvosa, e faz parte das ações propostas pela Operação Inverno”, completa Dinário Lemos.

Assistência

A Operação Inverno também conta com serviços importantes ofertados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). A pasta atua para garantir o atendimento às famílias que necessitarem dos benefícios eventuais durante a quadra chuvosa, sobretudo no caso de desocupação de imóveis por conta de alagamentos ou evacuação de áreas por comprometimento da infraestrutura da casa ou deslizamento de barreiras.

Até esta semana, segundo dados da Semas, vinte famílias estão sendo acompanhadas para a possível concessão dos benefícios previstos pela política de assistência social. Para qualquer ocorrência ou necessidade, a orientação é de que a população acione a Defesa Civil pelos números 0800 030 6205 e 3315 -1437, ou o Corpo de Bombeiros no 193.

Primeira Edição © 2011