Posse no Auditório do Observatório Nacional da nova diretoria do Museu de Astronomia e Ciências Afins

30/04/2018 12:06

A- A+

AninhaMonteiro

compartilhar:

A cerimônia de posse da nova diretora do Museu de Astronomia e Ciências Afins, Anelise Pacheco,aconteceu com evento que também marcou a recondução de João Carlos Costa dos Anjos à direção do Observatório Nacional. Na ocasião, estavam presentes o Diretor de Gestão das Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais, Dr. Gustavo Zarif Frayha, e o Secretário-Executivo Adjunto, Dr. Alfonso Orlandi Neto.  Presenças confirmadas também de Ronald Cintra Shellard, diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF); Fernando Rizzo, Diretor do Instituto Nacional de Tecnologia (INT); Marcelo Vianna, Diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), além de Augusto Gadelha, Diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). A cerimônia foi realizada, no Auditório do Observatório Nacional - Edifício Emmanuel Liais.

Sobre a nova diretora: A Anelise Pacheco foi nomeada para o cargo pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, em fevereiro deste ano. Concorreu à vaga com outros três candidatos, dois físicos como ela e uma historiadora, e teve seu nome aprovado após a etapa de apresentação pública dos planos de gestão e visão de futuro para o MAST, e de uma entrevista individual.

Formada em física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), possui mestrado em Ciência da Computação (PUC-RJ), mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Comunicação e Sistemas de Pensamento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também é especializada em Mídias Digitais e Inovação, Gestão Cultural e Patrimônio Cultural. Trabalhou no Centro de Pesquisas da IBM Brasil, foi Diretora do Museu da República e atuou como assistente da Presidência na Eletrobrás.

 

O Museu de Astronomia e Ciências Afins e o Observatório Nacional dividem o mesmo conjunto arquitetônico e paisagístico desde 1985. O MAST nasceu do Observatório Nacional e guarda o importante acervo histórico do ON.

 

Sobre o MAST

O Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC, criada na cidade do Rio de Janeiro no dia 8 de março de 1985. Tem como missão ampliar o acesso da sociedade ao conhecimento científico e tecnológico por meio da pesquisa, preservação de acervos, divulgação e história da ciência e da tecnologia no Brasil.

Em sua cerimônia de posse, a nova diretora do Museu de Astronomia e Ciências Afins, Anelise Pacheco  ao lado do diretor do Observatório Nacional, João Carlos Costa dos Anjos .

Informando:Maria Emilia Genovesi

Primeira Edição © 2011