Dia Nacional da Caatinga é comemorado

Durante a semana diversas ações aconteceram

29/04/2018 12:06

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

A II Semana da Caatinga do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (Ima/AL) encerra suas atividades neste sábado (28), Dia Nacional da Caatinga, com uma subida ao Morro do Craunã. As comemorações tiveram início na quinta-feira (26) com ações destinadas à população de Maravilha e Água Branca, todas voltadas para conscientização e promoção do meio ambiente da região.

Uma das principais atividades da programação foi a primeira audiência pública para apresentação da proposta de criação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Caiçara. A convocação para que a população local comparecesse foi atendida, e a audiência contou com a participação de mais de 150 pessoas. 

Segundo Epitácio Correia, gerente do setor de Fauna, Flora e Unidades de Conservação do Ima/AL, a proposta foi muito bem aceita. Ele conta que “obviamente, tiveram alguns questionamentos e receios acerca do que a criação da APA poderá trazer, principalmente por parte do pessoal que reside na própria Serra, mas tudo foi esclarecido para eles na audiência”, diz.

Ao final, todos abraçaram a ideia da criação da nova APA. A audiência pública contou com a participação de moradores do município de Maravilha, local onde aconteceu a reunião, além de autoridades locais como: secretários de Meio Ambiente e de Agricultura daquele município, vereadores e representantes de algumas instituições locais.

A próxima audiência pública que irá apresentar a proposta de criação da APA da Serra da Caiçara acontece no dia três de maio, no município de Canapi. A programação da Semana da Caatinga do IMA/AL contou, ainda, com a apresentação de um ciclo de palestras para os moradores da cidade de Água Branca, além de um Cine Ambiental e da realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

As atividades comemorativas encerraram neste sábado (28) com uma subida ao Morro Craunã, localizado no município de Água Branca. A ação contou com a participação da comunidade e de estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) do município de Delmiro Gouveia.

Primeira Edição © 2011