Dia da Propriedade Intelectual destaca papel das mulheres

26/04/2018 14:54

A- A+

ONU News

compartilhar:

Comemora-se nesta quinta-feira, 26 de abril, em todo o planeta, o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, que este ano tem o tema “Alimentando a Mudança: Mulheres na Inovação e na Criatividade”. Segundo a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Ompi), a campanha de 2018 “celebra o brilho, a criatividade, a curiosidade e a coragem das mulheres que estão fazer mudanças no mundo e a moldar o futuro.” A informação é da ONU News.

O diretor-geral da Ompi, Francis Gurry, explicou que este dia “comemora os talentos e as conquistas das mulheres inventoras e criadoras em todo o globo.” A Ompi alerta contudo  que o setor de registro de invenções e patentes perde com falta de participação das mulheres.

Gurry diz que “as estatísticas disponíveis indicam que o nível de participação das mulheres em inovação e criatividade está abaixo da média, o que é injusto para as mulheres e uma perda para o mundo.” Atualmente, cerca de um terço de todos os pedidos de registro de invenções e patentes tem apenas uma mulher entre os seus criadores.

Francis Gurry diz que “este número ainda está muito abaixo da paridade que é procurada.”

Valor e criatividade

A Ompi destaca no seu site 16 mulheres que estão ajudando a mudar o mundo usando a sua criatividade. Na lista, estão mulheres como Ting Shih, que fundou uma plataforma de serviços de saúde, ou Rocío Alcocer, que criou a organização Zero Waste Kitchen (Cozinha com Zero Desperdício). Esta última explica que “quanto mais diversa for a força de trabalho que procura soluções para os problemas de hoje, melhores e mais criativas serão as mesmas.”

A Ompi diz que o objetivo do Dia Mundial da Propriedade Intelectual visa chamar a atenção sobre “como o sistema pode apoiar mulheres criativas a trazer as suas ideias fantásticas até ao mercado.” Usando a hashtag #worldipday, a agência da ONU quer ouvir as histórias de inventoras e criadoras de todo o mundo.

Primeira Edição © 2011