Polícia Civil dá sequência à capacitação

25/04/2018 17:01

A- A+

PC-AL

compartilhar:

A Polícia Civil de Alagoas, por meio da Gerência de Estatística e Informática (Geinfo) e da Gerência da Academia de Polícia Civil (Gapocal), definiu na manhã desta quarta-feira (25), em reunião realizada na sede da instituição, em Jacarecica, a sequência da capacitação da nova ferramenta que auxiliará as investigações policiais – o Sinesp PPE (Procedimentos Policiais Eletrônicos).

O novo treinamento acontecerá de 7 a 11 de maio, e terá a participação de delegados, agentes e escrivães das delegacias do Pilar, DRN (Delegacia de Repressão ao Narcotráfico) e DH (Delegacia de Homicídios) da cidade de Rio Largo, Messias e Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC). Os titulares dessas delegacias, respectivamente, José Carlos, Lucimério Campos, Ivanildo Inácio de Brito e Maria Angelita, participaram da reunião, além do gerente de Informática e Estatística (Geinfo), Aydes Ponciano, e representantes do gerente da Gapocal, Antônio Carlos Lessa.

Já receberam o treinamento e iniciaram a utilização da ferramenta, as equipes do 11º Distrito Policial da Capital (11ºDP), 12º Distrito Policial de Rio Largo (12ºDP) e Delegacia dos Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Decotap).

Conforme o planejamento, as capacitações irão se estender até o final do ano para atender todas as delegacias da Capital. Os treinamentos terão duração de uma semana com aulas nos dois horários.

A nova plataforma criada pela Lei 12.681, de 4 de julho de 2012, pelo Ministério da Segurança Pública integra informações policiais em nível nacional e substituirá o Sispol – Sistema de Informações Policiais, utilizado atualmente.

O Sinesp PPE possui informações integradas que permite o registro de ocorrências, despacho homologatório e a lavratura de procedimentos de polícia, além de fornecer recursos que permitem a gestão cartorária e compartilhamento/uso de dados e informações registrados pelos entes participantes. Alagoas é o nono estado a aderir ao Sinesp PPE.

De acordo com o delegado-geral, Paulo Cerqueira, o novo sistema, permite armazenar dados e informações que irão auxiliar na formulação, implementação, execução, acompanhamento e avaliação das políticas relacionadas com segurança pública.

Primeira Edição © 2011