Conferência reúne crianças e adolescentes

25/04/2018 16:58

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

Crianças e adolescentes assistidos pelos programas da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) participaram, nesta quarta-feira (25), da II Conferência Livre dos Direitos das Crianças e Adolescentes. Os jovens do bairro do Jacintinho tiveram a oportunidade de discutir propostas e alternativas para melhorias de políticas públicas.

Realizadas em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), as Conferências Livres foram dividas por regiões administrativas do Conselho Tutelar, sendo a primeira realizada nessa terça-feira (24), no bairro do Feitosa. Toda a mobilização foi feita pelos conselheiros tutelares, que convidaram alunos de escolas públicas e particulares, e também crianças que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV)  dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da região e de outras unidades.

Durante a conferência, os 48 jovens que estiveram presentes puderam escolher uma prefeita, um vice-prefeito e representantes para as Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos. Em seguida, os estudantes, junto com facilitadores, reuniram-se nos seus respectivos grupos para discutir como é a situação de cada pasta e quais seriam as propostas para reverter essa realidade.

Eleita como a prefeita da “cidade perfeita”, Nadja dos Santos, de 15 anos, pretende ser advogada e disse que a Conferência Livre foi um incentivo para ela estudar ainda mais sobre o tema e estar preparada para futuros debates. “Foi uma gincana muito interessante, infelizmente nem todos quiseram participar por vergonha ou não saber sobre o tema, mas isso influencia diretamente no nosso rendimento escolar. O fato de ter sido eleita como prefeita, provou que eu posso ir além e um dia chegar ao meu objetivo de graduação”, disse.

Todas essas propostas vão ser levadas para a Conferência Municipal, que vai acontecer no final do ano. Segundo a presidente do CMDCA, Maria Cícera de Oliveira, a iniciativa foi de extrema importância para que as crianças e adolescentes fossem informados sobre o assunto e também de já prepará-los para o próximo evento.

“Na Conferência Municipal eles vão ter que apresentar essas propostas, então já é um treinamento para que possam se familiarizar com o tema e também de aumentar a curiosidade e incentivar a participação de mais jovens na formulação de políticas públicas. É um diferencial, eles agora têm a oportunidade de ver a cidade como um todo”, disse a presidente.

Ainda de acordo com Maria Cícera, as crianças tiveram uma participação mais dinâmica e ofereceram propostas mais simples, voltadas à questão da segurança, ao combate ao bullying ao e respeito. Já os adolescentes procuraram vertentes mais sérias, que envolviam o combate direto à violência e melhorias na saúde pública.

A estudante Giovana Roberta, de 10 anos, contou que achou a dinâmica muito informativa e diferente. “É bem legal, não sabia muito sobre o assunto. Nós estamos dando soluções para os problemas,  e isso pode ajudar a melhorar a vida de outra pessoa”, disse ela, que estuda na Escola Municipal Geruza Costa Lima, localizada no bairro do Jacintinho.

A próxima Conferência Livre será na sexta-feira (27) no Centro Universitário Tiradentes (Unit) para as crianças e adolescentes do Benedito Bentes. Outras datas ainda serão disponibilizadas até o mês de agosto.

Primeira Edição © 2011