Agência Alagoas
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A Polícia Civil de Alagoas, por meio da Gerência de Estatística e Informática (Geinfo) e da Gerência da Academia de Polícia Civil (Gapocal), deu início, nesta terça-feira (17), ao cronograma de capacitação da nova ferramenta que auxiliará as investigações policiais: o Sinesp PPE – Procedimentos Policiais Eletrônicos.
O treinamento está acontecendo na sede da Gapocal e na Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e, neste primeiro momento, abarca delegados, agentes e escrivães do 11º Distrito Policial da Capital (11ºDP), 12º Distrito Policial de Rio Largo (12ºDP) e Delegacia dos Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Decotap).
Conforme planejado, as capacitações irão se estender até o final do ano para atender a todas as delegacias da capital. Os treinamentos terão duração de uma semana com aulas nos dois horários.
A nova plataforma, criada pela Lei 12.681, de 4 de julho de 2012, do Ministério da Segurança Pública, integra informações policiais em âmbito nacional e substituirá o Sistema de Informações Policiais (Sispol), utilizado atualmente.
O Sinesp PPE possui informações integradas que permitem o registro de ocorrências, despacho homologatório e a lavratura de procedimentos de polícia, além de fornecer recursos que permitem a gestão cartorária e compartilhamento/uso de dados e informações registrados pelos entes participantes. Alagoas será o nono estado a aderir ao Sinesp PPE.
De acordo com o delegado-geral, Paulo Cerqueira, o novo sistema, permite armazenar dados e informações que irão auxiliar na formulação, implementação, execução, acompanhamento e avaliação das políticas relacionadas com segurança pública.
As aulas estão sendo ministradas pelos policiais civis Pedro Henrique, José Vonei, Marcial Fernando, Jackson e Clério, supervisionadas pelos diretores Antônio Carlos Lessa e Aydes Ponciano.
Primeira Edição © 2011