Horta urbana transforma área de Maceió

Moradores mostram satisfação em cuidar do espaço

01/04/2018 10:28

A- A+

Ascom Semds

compartilhar:

No espaço em que antes se via lixo, a realidade hoje é outra. Tomate, pimenta, feijão, alface e outras hortaliças tomaram conta de uma parte da praça central do Conjunto Santa Maria, onde a Prefeitura de Maceió estruturou, no ano passado, uma horta urbana com a ajuda da população. Quase seis meses após a entrega, a colheita agora garante alimentos aos moradores, que mostram satisfação em cuidar do espaço, principalmente por ter dado fim à pratica do descarte irregular de resíduos.

O projeto das hortas urbanas foi criado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds). Segundo o titular da pasta, Gustavo Acioli Torres, a iniciativa foi criada para incentivar a educação ambiental. Ele lembrou que, além do Santa Maria, regiões como o Benedito Bentes, Santa Lúcia e a Grota da Moenda também foram contempladas com a mesma iniciativa. De acordo com o gestor, o planejamento da Semds é ampliar o projeto e levar novas hortas a outros bairros neste semestre.

“Além de promover a sustentabilidade e conscientizar a população sobre a necessidade da sua intervenção para cuidar do meio ambiente, também recuperamos espaços que estavam completamente degradados por conta do descarte de lixo. Com benefícios ambientais e à alimentação, a horta em modalidade comunitária e no centro urbano é realidade em outras grandes cidades e a experiência em Maceió tem sido bastante exitosa, contando com a adesão da população”, ressaltou Gustavo Torres.

No Conjunto Santa Maria, um dos mais engajados com os cuidados com a horta é o morador José Renildo Santos, que iniciou o plantio com um pomar. “Assim que me mudei para o conjunto percebi que o terreno que fica em frente a minha casa poderia ser melhor aproveitado, não só por mim, mas por todos do bairro, por isso, iniciei o pomar. Agradeço à Prefeitura por apoiar essa ideia. Agora podemos ver que o trabalho vai render ainda mais. Eu me sinto privilegiado por ter iniciado essa ideia”, disse.

Questionado sobre as mudanças após a implantação da horta e da estruturação do pomar urbano, José Renildo respondeu entusiasmado. “Aqui, antes, tinha bastante lixo. Hoje temos uma horta bem organizada, que serve grande parte da população do Santa Maria. Agora temos colhido couve, maxixe, quiabo, fava, tomate, andu, pimenta, plantas medicinais, fumo e outros alimentos”, lista o morador, que se disse animado para também iniciar a colheita dos frutos do pomar. “As árvores estão crescendo e, logo, teremos manga, acerola, pitanga e muitas outras frutas”, completou.

Primeira Edição © 2011