Mês da Mulher: ações superam expectativas

Cerca de 7 mil atendimentos foram realizados

30/03/2018 10:29

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

As ações de Assistência à Saúde da Mulher realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para homenagear a mulher maceioense, no mês de março, teve um resultado pra lá de positivo no que se refere aos atendimentos. Foram cerca de 7 mil atendimentos, entre consultas, exames, testes rápidos, vacinas e práticas integrativas, superando a quantidade prevista de atendimento.

Nos dias 17, 24 e 25 no PAM Salgadinho foram realizadas, no total, 401 consultas ginecológicas e 364 exames de citologia. A população feminina das proximidades do bairro do Tabuleiro foi beneficiada com atendimento na Unidade Dr. Ib Gatto Falcão, nos dias 17 e 24, foram realizadas 132 consultas ginecológicas e 208 exames de citologia.

Além desses serviços, as mulheres contaram com consultas de clínica geral, mastologia, homeopatia e exames de mamografia. As práticas integrativas também tiveram destaque no mutirão oferecendo as mulheres serviços como massoterapia, Lian Gong, Reiki, meditação, yoga, biomagnetismo e constelação familiar. Mais de 80 mulheres fizeram Yoga no a Unidade Ib Gatto e 42 no PAM Salgadinho.

As ações de testes rápidos, vacinas, aferição de pressão e glicemia estiveram disponíveis na Unidade João Paulo II, no Jacintinho, nos dias 18 e 25 de março, com atendimento de mais de 1.000 mulheres. Já na Rua Fechada, na Ponta Verde, os serviços foram ofertados no dia 18 e atendeu cerca de 230 mulheres. A comerciante Maria Cicera contou que o atendimento com a ginecologista foi fundamental porque não tem tempo de ir ao médico durante a semana. “Muito bom contar com um serviço assim em um dia de sábado porque tenho muitos afazeres e acabo deixando a saúde pra depois. Fui bem atendida, todos bem simpáticos, atendimento rápido, gostei muito”, disse Cícera que fez também exame de citologia e testes rápidos para detecção de Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Para o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, o saldo é positivo não somente pelo número de atendimentos, mas também pela qualidade do trabalho realizado. “Todos nós  estamos felizes e satisfeitos com o resultado. Faço um agradecimento especial aos nossos servidores que estavam empenhados nesse propósito e não mediram esforços para oferecer o melhor serviço”, disse José Thomaz.

Primeira Edição © 2011