Visa inicia fiscalização em pescados nesta segunda

26/03/2018 17:22

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

A Vigilância Sanitária Municipal (Visa Maceió) inicia, na tarde desta segunda-feira (26), a fiscalização da comercialização de pescados e crustáceos disponibilizados para venda neste período de Páscoa, quando tradicionalmente são consumidos em maior quantidade. Realizada pela Gerência da Inspetoria de Alimentos da Visa Municipal, a operação – que se estenderá por toda esta semana – tem como objetivo garantir a qualidade dos alimentos, prevenindo o risco de surtos alimentares.

De acordo com a gerente da Inspetoria de Alimentos, Maíra Pedrosa, a ação será realizada em balanças, mercados públicos, supermercados e feiras livres. Nas inspeções, o trabalho dos fiscais terá como foco a avaliação das condições higiênico sanitárias do local e de quem estiver manuseando os pescados, além das normas de acondicionamento dos produtos, que precisam estar de acordo com os padrões da Anvisa e das Boas Práticas da Manipulação de Alimentos.

“A fiscalização é feita para garantir que essas regras sejam seguidas e orientar o que não estiver adequado às normas. Os locais que apresentarem irregularidades serão notificados e intimados a fazer as adequações necessárias”, ressalta Maíra Pedrosa.

É importante lembrar que o consumidor também precisa estar atento à qualidade do produto que estará sendo oferecido para a venda. Uma boa ideia é, antes da compra, observar se as escamas estão aderidas ao corpo do peixe, se a carne está firme e se os olhos estão brilhantes. Além disso, as guelras devem estar avermelhadas ou róseas. O pescado em exposição precisará estar congelado ou quando fresco, acondicionado no gelo.

Além disso, crustáceos como o camarão, devem apresentar aspecto geral brilhante e carapaça aderente ao corpo. Já para os mariscos como o sururu, é recomendável observar a coloração, evitando os que estiverem com um tom amarelo mais forte, porque podem estar sob o efeito de corantes.

A gerente da Inspetoria responsável pela ação de fiscalização reforça que caso perceba irregularidades em algum estabelecimento, o próprio consumidor poderá acionar a equipe da Visa de Maceió, fazendo sua denúncia através do telefone 3315-5241.

Primeira Edição © 2011